Literatura e resistência
Numa biblioteca pública, um grupo de estranhos reúne-se para participar num clube de leitura. Burn Burn Burn aproxima-nos do universo do romance distópico Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, publicado em 1953, onde livros são proibidos e “bombeiros” queimam qualquer obra encontrada. No microsite que dedicamos à peça revelamos mais detalhes que inspiraram a nova criação do coletivo Os Possessos com texto e encenação de Catarina Rôlo Salgueiro e Isabel Costa. 
“Assim que 10 pessoas sabem um poema de cor, não há nada que a KGB, a CIA ou a Gestapo possam fazer. Esse poema vai sobreviver”.
George Steiner em entrevista ao programa de televisão
Of Beauty and Consolation
No palco de Burn Burn Burn, Catarina Rôlo Salgueiro e Isabel Costa, do coletivo Os Possessos, juntam-se pela primeira vez para criar um espetáculo. Inspirado em Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, aborda a censura, a reescrita de livros e uma sociedade inflamada e polarizada. Entre palavras e sons, aproximamo-nos do universo do romance distópico publicado em 1953, onde livros são proibidos e “bombeiros” queimam qualquer obra encontrada.


Catarina Rôlo Salgueiro
Nasceu em Lisboa em 1991. É diplomada em Teatro - Ramo Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema e cocriadora do colectivo artístico Os Possessos. Como actriz, trabalhou com Maria João Luís/Teatro da Terra, Maria Duarte, Ricardo Neves-Neves/ Teatro do Eléctrico, Teresa Coutinho, Susana Gaspar, Teatro da Cidade, UmColectivo, Teatro Tapafuros, Byfurcação, Teatro Bocage, Companhia da Esquina, Teatro de Carnide e colaborou com o coletivo Building Conversation, no Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII). Com Os Possessos, participou em Rapsódia Batman (2014), II – A mentira (2015), Marcha Invencível (2017), O Novo Mundo (2018), Maratona de Manifestos (2021) e A Nossa Cidade (2021), tendo assinado as criações de A Bolha (2019), em conjunto com João Pedro Mamede, e Ainda Marianas (2022), em conjunto com Leonor Buescu. Assina ainda a criação de Para acabar com o julgamento de deus, de Antonin Artaud (2022), em conjunto com Jenna Thiam e Surma.
Fez assistência de encenação a Ricardo Neves-Neves (A Noite da Dona Luciana, de Copi, e Encontrar o Sol, de Edward Albee) e a Tiago Rodrigues (Sopro, de Tiago Rodrigues).
Em cinema trabalhou nos filmes Verão Danado e By Flavio, de Pedro Cabeleira, A Herdade, de Tiago Guedes e Sombras Brancas, de Fernando Vendrell. Em televisão trabalhou com Fernando Vendrell (3 Mulheres) e na peça televisiva de Ricardo Neves-Neves para a RTP2 (A Preceptora).
Isabel Costa
Isabel Costa é actriz e encenadora. Trabalha em teatro, cinema e em curadoria de artes performativas. É licenciada em teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Completou a sua formação na Universidade de Warwick (Inglaterra) e na UNIRIO, no Rio de Janeiro.
É membro da companhia de teatro Os Possessos desde 2014. Na área da curadoria trabalhou no Paço Imperial, no Rio de Janeiro e na Galeria Luis Serpa, em Lisboa. Em 2016 termina o mestrado Erasmus Mundus Crossways in Cultural Narratives, tendo passado por pela Universidade Nova de Lisboa, pela Universidade de Perpignan, em França, e pela Universidade de Guelph, no Canadá. Em cinema trabalhou com Miguel Clara Vasconcelos, Miguel Nunes, Guilherme Daniel, Pedro Neves Marques, Leonor Noivo e Susana Nobre.
Em 2017 apresenta a sua primeira criação “Estufa-Fria-A Caminho de uma Nova Esfera de Relações” na Bienal de Jovens Criadores, e a primeira edição do Projeto Manifesta. Em 2019 dirige as criações “Maratona de Manifestos” e “Salão Para o Século XXI.” Apresentou o seu trabalho no Museu MAAT, no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, no Festival Cumplicidades, na Galeria Hosek Contemporary, em Berlim e no Festival Temps D'Images.
Em 2020/21 assina a curadoria do "Ciclo de Reenactments - Performance Arte Portuguesa". Em 2022, assina a curadoria do ciclo "Sound and Future - Four Tools to Unblock the Present". Em 2023 dirige o espectáculo “Som e Fúria”, no TBA e o espectáculo “Manifestos Para Depois do Fim do Mundo”, na Culturgest, uma produção d’Os Possessos. Em 2024 é selecionada para o European Fund For Emerging Artists e para o Festival Fastforward, na Alemanha. Apresenta o seu trabalho em Ravenna, Itália, e em Havana, Cuba.


FICHA TÉCNICA
FOTOS
Filipe Ferreira
 
EDIÇÃO
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