Laços Intangíveis

Aqui desvendamos os testemunhos de vida de Guida, Gilberto e Ibraímo que, através de entrevista, tiveram a generosidade de contribuir com a sua história para a investigação de André Amálio e Tereza Havlíčková para a peça Amores de Leste.

Uma viagem a um outro tempo, à vida de quem viveu do outro lado da Cortina de Ferro, nunca descurando da perspetiva afetiva e do amor.

Viver pelos ideais

 Testemunho de Guida

"O fascinante foi viver num país com características diferentes, onde não havia pobres, não havia pessoas a dormir na rua, (...) e onde havia outros estudantes estrangeiros, gente de outros países da Ásia, América Latina, África, falávamos inglês, francês conforme nos íamos desenrascando e, mais tarde, já em alemão. Foi uma experiência super rica esse contacto"
Guida

Os Amores de Leste

© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.
© Vera Marmelo.

"Todos fazíamos as contas, bem aos 18 anos vai-se para a tropa e esta era uma das maneiras de fugir à tropa [através da bolsa] (...). Era esta altura de desaparecer, não era uma coisa de querer estudar fora, os pais também esforçavam-se, este era um dos caminhos para o filho não ir para a tropa e, se não fosse, ia para a guerra"
Gilberto

Uma via para fugir à guerra

Testemunho de Gilberto

"Aquela frustração de fazer uma tarefa que não queria (...) nessa empresa de conserva de carne, trabalhar com carne do porco que eu não comia e a minha família não comia (...),  estava totalmente frustrado, o boxe na realidade, fez-me levar um bom caminho com um bom reconhecimento. No terceiro ano fui campeão de Berlim"
Ibraímo

A constante sombra do racismo 

Testemunho de Ibraímo
Onde estão os "madgermanes"? Passados 40 anos da assinatura do acordo de cooperação e amizade entre a antiga RDA e Moçambique, a DW compôs uma série de reportagens e entrevistas acerca das histórias dos moçambicanos que foram para este território da Alemanha. Descubram mais sobre os madgermanes aqui.

Sobre o Hotel Europa

Hotel Europa é uma companhia de teatro que, através de um olhar documental, explora as fronteiras entre o teatro, a dança e a performance. A componente documental é expressa comumente pela recolha de testemunhos, de narrativas familiares, de pesquisa historiográfica e de material autobiográfico. A companhia criada por André Amálio e Tereza Havlíčková já apresentou trabalho em Portugal, Brasil, França, Alemanha, Espanha, República Checa e Eslovénia. As temáticas são principalmente direcionadas para o passado ligado ao fascismo e colonialismo, assim como, no que diz respeito à atualidade, para os temas da migração, do ambiente e da gentrificação. A companhia já apresentou em 2019, na Culturgest, o teatro performance O fim do colonialismo português e, também no mesmo ano, Os filhos do colonialismo português.

 

O Projeto Invisível #2 / 1. For Real 

As vozes que se seguem vieram da Europa de Leste atrás de uma utopia, seja uma vida melhor ou o amor de uma vida. Nesta edição da Revista Invisível fizemos uma viagem inversa aos Hotel Europa que vão viajar em palco através das histórias de pessoas que viveram do outro lado da Cortina de Ferro. Os deles são Amores de Leste os nossos são Amores de Oeste, questões longitudinais.
 
FICHA TÉCNICA

CRIAÇÃO
André Amálio e Tereza Havlíčková

COPRODUÇÃO
Culturgest - Lisboa, Théâtre de la Ville - Paris, Euro-scene Leipzig

RESIDÊNCIAS
O Espaço do Tempo, Armazém 22, Euro-scene Leipzig, Passages Transfestival, Festival Zero Point e Schloss Bröllin

APOIO
Projeto financiado pelo Fundo de Fomento Cultural.
Hotel Europa é uma estrutura financiada pela República Portuguesa-Ministério da Cultura / DGArtes.

FOTOGRAFIAS 
Vera Marmelo

EDIÇÃO
Carolina Luz

REVISÃO
Catarina Medina

COFINANCIADO PELO PROGRAMA EUROPA CRIATIVA DA UNIÃO EUROPEIA NO ÂMBITO DO PROJETO CREATE TO CONNECT, CREATE TO IMPACT