RADAR
Residência Artística de Alunos em Residência

Irina Raimundo, Margarida Mestre, Nuno Bernardo, Patrícia Freire e Susana Alves

Radar é um programa de artistas em residencia na escola que se prolonga por todo o ano letivo. Constitui-se como um programa de encontros quinzenais, em torno da arte contemporânea, no recinto escolar e nos espaços da Culturgest. Apesar de ir já no seu quarto ano de existencia, Radar prima pelo seu carácter permeável sendo capaz de aproveitar as aprendizagens dos anos anteriores para, continuamente, se melhor adaptar ao público a que se destina: alunos, professores e artistas. Com esta proposta – e muitas outras que configuram a programaçao do nosso Serviço Educativo – procuramos sublinhar a importância da continuidade e a da consequencia no trabalho com os diversos públicos que convidamos a crescer, a continuar e a residir connosco.

Para nos acompanharem no ano letivo 2017-2018 convidámos quatro artistas com percursos e abordagens muito distintas às artes, à escola e ao Outro como parte integrante do trabalho artístico. A esse convite aderiram 23 professores e as suas turmas.  

Nuno Bernardo

SEG 26 FEV 11:00–12:30 (2.º C)
TER 27 FEV 11:00–12:30 (2.º D)
QUI 01 MAR 11:00–12:30 (1.º A)
SEG 12 MAR 9:00–12:00 (2.º A e B)

Turmas da Escola Básica de São João de Deus

Um dia para a apresentação de um trabalho que surge da relação que se cria da vivência entre o espaço pessoal e o espaço público. Partindo da identidade de cada um, o espaço interior, para rodopiar pelo espaço partilhado, pelo espaço da esfera pública, num ciclone que vem aterrar no espaço da Culturgest. Nestas idades como podemos olhar para estes espaços? Feitos por que medida? Há artistas, a família e algumas ideias que nos ajudaram a desenvolver esta reflexão. Sensivelmente a meio do percurso – este é o nosso olhar.

Susana Alves

QUI 8 MAR 14:00–17:00 (4.º A, Escola Leão de Arroios)
QUA 21 MAR 13:45–15h15 (10.º B, Escola Secundária Filipa de Lencastre)
SEX 23 MAR 15:15–16:45 (10.º G da Escola Secundária Filipa de Lencastre)

Os pensamentos andam alvoroçados aqui pelo Arco do Cego. Queremos mostrar como a arte entrou nas nossas vidas, como já as vai transformando. Parece que uma semente de poesia se está a instalar! Venha ser testemunha deste processo!

Patrícia Freire

TER 20 MAR 10:00–16:00

Professores

Ana Bagão, Anabela Morais, Ausenda Marques, Carla Portugal, Catarina Hébil, Elisabete Marques, Fátima Galo, Fernanda Pacheco, Filipa Fornelos, Isabel Cabral, Joana Neto, Joana Valente Pire

Se há algo que nos compromete é o processo e este é um convite para vir fazer parte, fruir, acrescentar, conhecer esta rede, esta escultura social onde se encontram artistas, educadoras, crianças e pais com muito para comunicar e com um trabalho consequente e continuo em torno da arte contemporânea. Abrimos o nosso diálogo e as nossas práticas a quem se aventurar.

26 FEV 2018
– 23 MAR 2018

Inscrições Encerradas

Vários espaços
Entrada livre

Partilhar Facebook / Twitter