Este evento já decorreu.

Direito à Tristeza, hoje

Ana Cardoso Oliveira e Sónia Baptista

Conversa transmitida em live streamingno Facebook e YouTube.


Em 2019, apresentámos um debate sobre a tristeza, a propósito do espetáculo Triste in English from Spanish de Sónia Baptista. Foi uma conversa viva, participada e muito pouco triste. Falámos da importância deste sentimento enquanto motor para agir, para tentar mudar o estado das coisas, como uma emoção transformadora, “uma reação saudável ao luto e à perda”.

E à luz dos dias que vivemos, decidimos regressar ao tema. Sem a urgência de irmos à procura de mais e novas atividades e olhando para o que os artistas têm estado a fazer, retomamos esta conversa, ligando-a ao isolamento, mas não só, que muitos de nós atravessa, com a possível consequência de uma tristeza crescente.


Uma conversa entre Sónia Baptista e a psicóloga Ana Cardoso Oliveira para assistir em live streaming no dia 23 de abril, às 21h00 no Facebook e YouTube da Culturgest. 
 

Leia a entrevista de Sónia Baptista e Ana Cardoso Oliveira na revista Time Out.

27 MAR
– 23 JUL 2020

Live streaming
Clique nos links para assistir: Facebook e YouTube Duração 2h

PARCERIA

Psicologos Associados

 

Biografia Sónia Baptista e Ana Cardoso Oliveira

Sónia Baptista

Nasceu em Lisboa. É formada em Dança Contemporânea pelo Fórum Dança. Em 2001, foi-lhe atribuído o Prémio Ribeiro da Fonte de Revelação na área da Dança pelo Ministério da Cultura por Haikus (o seu primeiro trabalho). Obteve, com distinção, o grau de Master Researcher in Choreography and Performance da Universidade de Roehampton em Londres. No seu trabalho explora e experimenta com as linguagens da dança, performance, música, literatura, teatro e vídeo. Trabalha também em direção de movimento e dramaturgia. Para além de textos e poemas em várias publicações, tem já seis livros editados. Colabora com a CNB, com o Fórum Dança e a ESTC em projetos pedagógicos. Dos seus últimos trabalhos destaca In the Fall the Fox / E na Queda Raposar (Festival Temps d’Images, 2014), A Falha de Onde a Luz (2015), Assentar Sobre a Subida das Águas (Festival Alkantara, 2016) e Querer do Corpo, Peso (São Luiz, 2017). Apresentou-se em vários festivais e teatros em Portugal e no estrangeiro. Artista Associada da AADK Portugal.

 

Ana Cardoso Oliveira

Supervisora de casos clínicos desde 1999.
Vasta experiência em avaliação psicológica de adultos, adolescentes e crianças e prática clínica em variadas áreas e patologias, como depressão, ansiedade, perturbações do sono, perturbações do comportamento alimentar, enurese e encoprese infantis, transtornos ao nível das relações interpessoais, terapia de casal, entre muitos outros.

Conferência O Direito à Tristeza, hoje
Conferência O Direito à Tristeza, hoje
Uma casa cheia de mundo: Álvaro Lapa e o Direito à Tristeza
Uma casa cheia de mundo: Álvaro Lapa e o Direito à Tristeza
Afinal o que é a tristeza?
Afinal o que é a tristeza?
A tristeza enquanto motor de ação
A tristeza enquanto motor de ação
Partilhar Facebook / Twitter