Corpos Assumidos / Unapolagetical Bodies

Corpos Assumidos / Unapolagetical Bodies

Diana Anselmo, Diana Niepce, Marc Brew

Corpos Assumidos / Unapolagetical Bodies

Diana Anselmo, Diana Niepce, Marc Brew

A deficiência é percecionada quando em confronto com uma ideia de normalidade? Por que é o corpo fora da norma considerado vítima? Ou porque se exige a esse corpo que ocupe o lugar de guerreiro? Uma mesa-redonda junta a performer italiana Diana Anselmo, a bailarina e coreógrafa Diana Niepce e o coreógrafo inglês Marc Brew, para refletirem trajetórias, perspetivas e experiências de violência exercida sobre o corpo fora da norma, problematizando as práticas de exclusão social e pensando as boas práticas de inclusão e o trabalho de criação de artistas com deficiência.

Diana Anselmo é ativista de anti-capacitismo e do feminismo interseccional trans-queer, vice-presidente e co-fundadora da Al.Di.Qua.Artists (ALternative DIsability QUAlities Artists) e membro mais jovem do Conselho Consultivo Cultural do British Council.

Diana Niepce é coreógrafa, bailarina, investigadora, escritora, e ativista crip conhecida por expandir, nos seus projetos, os limites do corpo, do movimento e da própria dança.

Marc Brew é atualmente diretor artístico da Marc Brew Company e diretor artístico associado do Ballet Cymru e foi diretor artístico da AXIS Dance Company entre 2017 e 2021.

*Prestamos a nossa homenagem à bailarina Mickaella Dantas, que faria parte desta conversa. Agradecemos a sua dedicação à dança e ao circo contemporâneo ao longo da sua vida. 

Mickaella Dantas* trabalhava entre a dança e o circo contemporâneo. Colaborou com Candoco Dance Company, Dançando com a Diferença, Yasmeen Godder, Jérôme Bel, Jeanine Durning e Abigail Yager. Colabora com o Instituto Nacional de Artes do Circo, Acesso Cultura, e com as coreógrafas Sara Anjo e Clara Andermatt.

© Renato Cruz Santos.

09 MAR 2024
SÁB 15:00

Garantir lugar
Sala 2
Entrada gratuita*
Duração 2h

Interpretação em Língua Gestual Portuguesa

Em inglês, com legendagem em português

*A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete 30 min. antes (sujeito à lotação da sala), estando disponível inscrição antecipada para garantir lugar.

Cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, no âmbito do projeto Europe Beyond Access II

União Europeia

Apoio

Acesso CulturaRádio Futura
Partilhar Facebook / Twitter