Biodiversidade - É Possível Reservar Metade do Planeta como “Natureza Pura”?

Biodiversidade - É Possível Reservar Metade do Planeta como “Natureza Pura”?

Maria Amélia Martins-Loução

Biodiversidade - É Possível Reservar Metade do Planeta como “Natureza Pura”?

Maria Amélia Martins-Loução

Preservar uma área grande do planeta livre de atividades humanas obriga-nos a aumentar a sustentabilidade das nossas atividades, como a pesca ou a agricultura e a ter cidades mais sustentáveis. Porém, como podemos inverter a tendência de não alcançar esses objetivos quando estamos numa emergência? Este é o debate que se propõe com Maria Amélia Martins-Loução, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Após a conferência é exibido o documentário Ecossistema ZERO, de Paulo Lucas, referente aos 10 anos da Associação ZERO.


PROGRAMA


19:00 – Biodiversidade: é possível reservar metade do planeta como ‘natureza pura’?
Preservar uma área grande do planeta livre de atividades humanas obriga-nos a aumentar a sustentabilidade das nossas atividades, como a pesca ou a agricultura e a ter cidades mais sustentáveis, mas como inverter a tendência de não alcançar esses objetivos quando estamos numa situação de emergência?

•    19:00 – Apresentação: Maria Amélia Martins-Loução | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia
•    19:15 – Mesa-redonda: Maria Amélia Martins-Loução, Paulo Lucas (ZERO), João Mestre (Fidelidade), com moderação de Patrícia Fonseca (Jornal MedioTejo)
•    20:00 – Sessão de perguntas e respostas

20:15 – Exibição do documentário “Ecossistema ZERO” 
No final das apresentações, exibiremos o documentário Ecossistema ZERO, de Paulo Lucas, que retrata 10 anos da Associação ZERO, e o seu papel na construção de um futuro ambientalmente justo

03 DEZ 2025
QUA 19:00

Garantir lugar
Pequeno Auditório
Entrada gratuita*
Duração 2h

Em português

*mediante pré-inscrição disponível em culturgest.pt ou levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação da sala). As pré-inscrições não levantadas são disponibilizadas 15 min. antes do início da conferência

Realização

Paulo Lucas

Produção

Inês Pereira

Direção de fotografia

Paulo Lucas

Composição da banda sonora

Miguel Berkemeier

Partilhar Facebook / Twitter