A matéria sonora

Pedro Félix - Mediações Modernas

Mediações Modernas é um programa do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa que investiga de que forma a produção artística pode influenciar a construção da História e como estas duas disciplinas se relacionam. Na Culturgest, o projeto desafia historiadores a discutir o tema a partir das exposições apresentadas nas suas galerias.

António Pedro Pita e Luís Trindade conversam sobre a relação entre pintura e literatura, muito presente na série Cadernos de Escritores, desenvolvida por Álvaro Lapa entre 1976 e 2005. A exposição Lendo Resolve-se: Álvaro Lapa e a Literatura é um pretexto para repensar a historicidade da obra de arte e a criação artística como veículos de conhecimento histórico.

Pedro Félix e Luís Trindade exploram a historicidade do som e o papel do intangível na maneira como se pensa o passado, a partir de A Exposição Invisível: de que forma se pode relacionar “a narratividade e a transversalidade entre o campo auditivo e o campo visual” com o tempo, matéria de trabalho dos historiadores?

29 MAI 2020
SEX 18:30

Pequeno Auditório
*Entrada gratuita
Duração 2h

*Entrada gratuita, sujeita à lotação e mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 18:00

CURADORIA

Luís Trindade

PARCERIA

Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa

Partilhar Facebook / Twitter