Envelhecimento saudável: comportamentos sociais e ambientais

Asghar Zaidi

O país onde nascemos, o ambiente em que vivemos, as circunstâncias sociais que enfrentamos, os nossos comportamentos, a nossa herança genética, a ecologia – hoje em dia é inegável o impacto irreversível que estes fatores têm na velhice.

Asghar Zaidi partilha os resultados das suas pesquisas sobre envelhecimento saudável e resume de que forma as populações encaram a velhice, sustentado por casos de estudo de políticas e programas de sucesso nesta área. Explica a importância dos
determinantes sociais, comportamentais e ambientais na avaliação de envelhecer “bem” e como estes podem traduzir-se em vulnerabilidades que influenciarão a última etapa das nossas vidas.

Investigador sénior no Instituto de Envelhecimento Populacional de Oxford, professor de Gerontologia na Universidade Nacional de Seoul (Coreia) e na Escola de Economia e Ciência Politica de Londres, Asghar Zaidi traça um cenário científico do envelhecimento no mundo.

03 JUN 2020
QUA 18:30

Reservas abertas
Grande Auditório
*Entrada gratuita
Duração 2h

*Entrada gratuita, sujeita à lotação e mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 15:00

Reserva de lugar disponível através do botão Incrições Abertas

Em inglês com tradução simultânea para português

Live streaming disponível no dia da conferência
 

Parceria

Fidelidade

PARCERIA

Fidelidade – Companhia de Seguros

PARCERIA CIENTÍFICA

Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST) e Nova SBE Health Economics and Management KC

CONSULTORES CIENTÍFICOS

Arlindo Oliveira (IST), Joaquim Sampaio Cabral (IST), Pedro Pita Barros (professor catedrático, Universidade Nova de Lisboa)

Sinopse e Biografia Envelhecimento Saudável

Envelhecimento Saudável: comportamentos sociais e ambientais

Asghar Zaidi

3 JUN, 18:30


Por que é importante entender as ligações de determinantes sociais, comportamentais e ambientais para avaliar como as sociedades em envelhecimento experimentam um envelhecimento saudável? Como as transições do curso da vida influenciadas por determinantes sociais, comportamentais e ambientais resultam em vulnerabilidades cumulativas e / ou resiliência na terceira idade? Como é que essas vulnerabilidades estão ligadas à qualidade de vida e bem-estar dos idosos? Como eles variam entre os países? E quais são os instrumentos de política e monitoramento que podem ajudar a aumentar o bem-estar das pessoas quando elas agem em diferentes contextos e como esses instrumentos podem ser melhorados? Estas são as questões que nortearão a conferência de Asghar Zaidi, professor e investigador no Instituto do Envelhecimento Populacional de Oxford, Professor da Universidade Nacional de Seoul e na Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres. Olhando tanto para o Norte como para o Sul globais, serão destacados políticas e programas de sucesso nesta área do envelhecimento saudável.

Who wants to live forever? Longevidade: Regeneração, Precisão, Implicações Sociais

As investigações em medicina regenerativa e genética, a individualização dos cuidados de saúde e a precisão de diagnóstico põem-nos perante a possibilidade de prolongarmos o nosso tempo de vida. Que saberes e técnicas são estas? Que transformações trazem ao modo como lidamos com o cuidado e a prevenção da nossa saúde? Que implicações económicas e sociais podem surgir do aumento da longevidade do ser humano? Quais os limites biológicos e éticos desta procura pela perpetuação da vida?

Neste ciclo de conferências, procuramos responder a estas perguntas e desvendar os desafios que podemos ter de enfrentar para acolher o contributo das pessoas que vivem longamente.

15 ABR QUA

16:00 REGENERAÇÃO
18:30 O PAPEL DA MEDICINA REGENERATIVA NA LONGEVIDADE com Joaquim Sampaio Cabral

20 MAI QUA

16:00 PRECISÃO
18:30 PREVENÇÃO PRECISA com Jonas Almeida

3 JUN QUA

16:00 IMPLICAÇÕES SOCIAIS
18:30 ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: COMPORTAMENTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS com Asghar Zaidi

 

PARCERIA

Fidelidade - Companhia de Seguros
Culturgest

PARCERIA CIENTÍFICA

Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST) e Nova SBE Health Economics and Management KC

CONSULTORES CIENTÍFICOS

Arlindo Oliveira (IST), Joaquim Sampaio Cabral (IST), Pedro Pita Barros (professor catedrático, Universidade Nova de Lisboa)

Ciclo Fidelidade - Culturgest

Partilhar Facebook / Twitter