“Cada novo começo
leva-nos a um mistério.
Cada começo transporta
esse potencial do desconhecido.
Está relacionado com a forma
como nos movemos,
como ouvimos, como escutamos,
como passamos tempo com algo,
como vemos o que nos rodeia.”
- Meg Stuart
Como gesto de encerramento de um programa de seis meses de experimentação e cocriação, o PACAP 8 | Mystery School of Choreography (MYS) derrama e instala os seus estudos na Culturgest.
A MYS reflete e move, cria um abrigo para digerir em conjunto, e partilha uma fonte efervescente de encantamentos ao longo de três noites expandidas no tempo e espaço.
Meg Stuart, Ana Rocha, Márcio Canabarro, Santiago Tricot, Mieko Suzuki, Xullaji, e artistas PACAP 8 | MYS, Ana Szopa, António Bollaño, Arash Khakpour, Emily da Silva, Guillermo Tarasewicz, Isabela Rossi, iSSiE - iSaAc, Julia Kosałka, Kaya Freeman, María Ibarretxe, Martha Kotsia, Michiru Shin, Natacha Campos, Raul Aranha, Salomé Pham-Van-Hué, Sepideh Khodarahmi, Śomi Śniegocka, Therese Bendjus e Tiago Vieira, proporcionam o cruzamento do seu arquivo real e ficcional como oferenda de intenção vivaz para os nossos futuros comuns.
Meg Stuart
Direção artística e conceito MYS
"O PACAP 8 tem sido uma experiência muito forte, especial e transformadora com um grupo incrível de artistas. Acho que se esforçaram tanto e criaram realmente um sentimento de união e compreensão, mesmo em momentos que podem não ser fáceis. Sinto que eles se apoiam realmente uns aos outros e há uma verdadeira faísca de movimento e ideias. Parece uma verdadeira mudança na consciência do que são os artistas independentes, de como se podem realmente juntar e de se encontrar de tantas formas, não só no estúdio, mas também no teatro, também na vida, e também partilhar a nível prático, em termos de níveis de apoio e cuidados.
Ao mesmo tempo, sinto que enfrentamos muitos desafios com tempos políticos muito turbulentos e tempos precários, mas sempre a tentar digerir e a responder a essas questões, a encontrar um arquivo ou, digamos, uma grande coleção de práticas com que possamos realmente trabalhar no futuro. É muito entusiasmante vir à Culturgest porque vamos trazer o nosso trabalho para um espaço muito diferente do TBA, vamos trabalhar com outra duração, a performance será de 4 horas e assim o trabalho pode respirar através da arquitetura do espaço, mas também no tempo e o público terá outro tipo de experiência de intimidade de como vão encontrar o material dos participantes."
Ana Rocha
Colaboração Artística
"O PACAP 8 é a oitava edição de um projeto de pesquisa de artes performativas avançado, promovido pelo Forum Dança. Em 2025, a direção artística é da Meg Stuart que já vinha há algum tempo com esta ideia de uma escola de mistérios, ou uma escola misteriosa ou uma escola mistério. Em fevereiro iniciámos então este processo, um processo de 6 meses que finda em junho da MYS. É a edição zero, experimental, desta escola. Não no sentido de uma escola per si, uma escola um bocado desformatada com intenção de haver uma certa horizontalidade entre artistas convidados que têm estado connosco quase semana a semana, e também nos processos de trabalho e nas práticas artísticas entre os participantes do PACAP 8. Costumamos também dizer que os participantes não são alunos, são artistas e são. São dezanove elementos de todos os feitios e de diferentes sítios do mundo.
+ Keep ReadingA intenção da MYS é entender o que são esta invisilidades, não no sentido do que não é tratado como questões sociais, mas todas as forças invisíveis que estão presentes no trabalho de criação. O que é que são frequências? Não no sentido puramente científico, mas um pouco para além disso. São elementos e forças que todo o ser humano tem que está em co-criação com o universo em volta e que em momentos de criação são sempre convocadas e estão presentes. Fala-se muito ultimamente sobre ancestralidades, antepassados e herdar, DNA, reparar, revolver e isso tudo está sempre connosco nos momentos de criação, no estúdio. Então este Mystery School foi tentar investigar essas práticas e, ao mesmo tempo, entrar nelas sem qualquer receio e nomeá-las.
A MSC teve diferentes fases, teve uma residência em Montemor-o-Novo no início, fez um processo longo no Forum Dança, tivemos nos Açores, em São Miguel, com a bienal Walk & Talk e tivemos no Teatro do Bairro Alto, como uma espécie de primeira abertura ao público. O processo todo fecha um pouco em residência na Culturgest com apresentações ao público.
Ao mesmo tempo, sinto que enfrentamos muitos desafios com tempos políticos muito turbulentos e tempos precários, mas sempre a tentar digerir e a responder a essas questões, a encontrar um arquivo ou, digamos, uma grande coleção de práticas com que possamos realmente trabalhar no futuro. É muito entusiasmante vir à Culturgest porque vamos trazer o nosso trabalho para um espaço muito diferente do TBA, vamos trabalhar com outra duração, a performance será de 4 horas e assim o trabalho pode respirar através da arquitetura do espaço, mas também no tempo e o público terá outro tipo de experiência de intimidade de como vão encontrar o material dos participantes."
- ResumePrograma Avançado de Criação em Artes Performativas
O PACAP é um programa de criação para profissionais de áreas artísticas que pretendem investir num período de experimentação avançada, conciliando-o com a investigação teórica e o exercício de práticas de corpo e movimento. As pessoas que participam têm oportunidade de desenvolver um projeto, trabalhando por um certo período de tempo num espaço potencial de condensação de conteúdos que promove o formato da investigação, da criação e da apresentação ao público.
O programa combina aulas de prática corporal, seminários teóricos dirigidos por artistas e pessoas da academia, práticas artísticas e coaching com vista a ativar os recursos das pessoas participantes, alimentar os seus processos, viabilizar-lhes uma oportunidade para testar métodos e descobrir paradigmas, formas de colaboração e de apresentação que configurem um esboço de prática pessoal no campo das artes performativas.
Cada edição do PACAP tem uma duração entre 4 e 9 meses e decorre com a curadoria de artistas do campo performativo. Neste modelo, o exercício da maturidade, da autonomia e do sentido de auto-questionamento são os valores que permitem nortear um percurso pessoal esclarecido e baseado numa relação niveladora e de partilha.
+ Keep ReadingEdições
Concluídas
PACAP 1 \\ 2017 → 2018 | Curadoria de Patrícia Portela
PACAP 2 \\ 2018 → 2019 | Curadoria de Sofia Dias & Vítor Roriz
PACAP 3 \\ 2019 | Curadoria de Vânia Rovisco
PACAP 4 \\ 2020 | Curadoria de João dos Santos Martins
PACAP 5 \\ 2021 → 2022 | Curadoria de João Fiadeiro
PACAP 6 \\ 2023 | Curadoria de Sofia Dias & Vítor Roriz
PACAP 7 \\ 2024 | Curadoria de Miguel Pereira e Nuno Lucas
Edição a decorrer
• PACAP 8 \\ 2025 | Curadoria de Meg Stuart – de fevereiro a julho de 2025
Futuras Edições
• PACAP 9 \\ 2026 | Curadoria de Marcelo Evelin – candidaturas abertas
- ResumeFICHA TÉCNICA
FOTOS
Vitorino Coragem
EDIÇÃO
Carolina Luz
REVISÃO DE CONTEÚDOS
Catarina Medina
DESIGN E WEBSITE
Studio Macedo Cannatà & Queo