DAR CORPO À VOZ

Escuta Profunda

 

"Chamei a esta peça «vida e obra», que não tem nada de retrospectivo, mas contém uma questão sobre existir e trabalhar, estar junto, insistir em estar junto, a trabalhar em colectivo."

João dos Santos Martins

"A coreografia é modular e vai-se formando pela prática e labor da dança de cada dia. Começámos com uma partitura de Pauline Oliveros, que se materializa na sustentação de um som por um longo período de tempo, e aliado a esse som, a vida de um gesto, no seu presente, passado e futuro. A relação entre a vida de um gesto e a vida de um som, o esforço de coincidir corpo e voz, de mover e ser movido pelo som estabelecem um campo aberto de possibilidade. Esse campo é ativado pela ressonância, pela escuta, pela vontade e necessidade de vibrar em conjunto, de harmonizar e dissonar, criando relações e estrutura espacial por via da experiência sensível."

Pauline Oliveros, Horse Sings from Cloud (1982)

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"Deep has to do with complexity and boundaries, or edges beyond ordinary or habitual understandings (...). Deep Listening for me is learning to expand the perception of sounds to include the whole space/time continuum of sound—encountering the vastness and complexities as much as possible. (...) Such expansion means that one is connected to the whole of the environment and beyond."

Pauline Oliveros, sobre Deep Listening

 

- Resume
© João Costa.
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Materializar no corpo a textura da voz

"When Walt Whitman wrote so extensively and rhapsodically about the throat O throat! O trembling throat! he was urging us to liberate our throats, to imitate the wide-mouthed opera singer: "A tenor large and fresh as the creation fills me, / The orbic flex of his mouth is pouring and filling me full." We drink sound through our throats: our throats are activated, brought to life, by what we hear. Listening is a reciprocation: grateful for what the car receives, the throat responds by opening."

Wayne Koestenbaum, em Queen's Throat

 Barbara Hannigan
Jessye Norman

Uma Ópera em Língua Gestual Portuguesa

Tempo espiralar

"Tentamos sempre ativar uma relação entre um gesto que se transforma na duração de um som que é sustentado."

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"Pode retirar-se daqui a ideia de que Vida e Obra é uma peça indomável, imprevisível, caótica, uma overdose de abstracção. Mas não é ocaso. Quando os oito intérpretes se posicionam em palco, de olhares perdidos em frente, em absoluto silêncio, há já um código instalado– mas que se manterá flexível daí em diante. Porque, logo depois, quando os seus lentos movimentos começam a dispô-los pelo espaço, em deslocações que têm sempre em conta o lugar de onde vêm e para onde vão, um zumbido longínquo vai tomando forma. Esse zumbido transformar-se-á depois num som que circula entre todos, uma procura de harmonia a ligar estes corpos que, de resto, parecem alheados uns dos outros. É esse som, clarifica o coreógrafo, que impele o movimento: “Abre-se se uma relação de escuta entre o corpo, o espaço, o lugar onde estou, o lugar para onde vou, o sítio que deixei, o sítio onde chego."

Gonçalo Frota, Público
Artigo completo aqui

 

- Resume

"E se, em vez d'O Mundo Ordenado, imaginássemos cada existente (humano e mais-que-humano) constituído não de formas separadas, associadas pela mediação de forças, mas como expressão singular de cada um dos outros existentes, e também do todo emaranhado em que elas existem? E se, em vez de procurar na física de partículas os modelos para análises mais científicas e críticas do social, nós nos concentrássemos em suas descobertas mais perturbadoras - por exemplo, a não localidade (como princípio epistemológico) e a virtualidade (como descritor ontológico) - como descritores poéticos, isto é, indicadores da impossibilidade de se compreender a existência com as ferramentas do pensamento que só fazem reproduzir a separabilidade e suas assistentes, a saber, a determinabilidade e a sequencialidade? (...)

Para reimaginar a socialização, o princípio da não localidade defende um tipo de pensamento que não reproduz as bases metodológicas e ontológicas do sujeito moderno, a saber, a temporalidade linear e a separação espacial. Porque rompe esses limites de tempo e espaço, a não localidade nos permite imaginar a socialização de tal maneira que atentar para a diferença não pressupõe separabilidade, determinabilidade e sequencialidade, os três pilares ontológicos que sustentam o pensamento moderno. No universo não local, nem o deslocamento (movimento no espaço) nem a relação (conexão entre coisas espacialmente separadas) descreve o que acontece, porque as partículas emaranhadas (isto é, todas as partículas que existem) existem umas com as outras, sem espaçotempo."

Denise Ferreira da Silva, "Sobre Diferença sem Separabilidade"

 

"De que forma os tempos e intervalos dos calendários também marcam e dilatam a concepção de um tempo que se curva para a frente e para trás, simultaneamente, sempre em processo de prospecção e de retrospecção, de rememoração e de devir simultâneos? Espiralar é o que, no meu entendimento, entendimento, melhor ilustra essa percepção, concepção e experiência. (...) O tempo pode ser ontologicamente experimentado como movimentos de reversibilidade, dilatação e contenção, não linearidade, descontinuidade, contração e descontração, simultaneidade das instâncias presente, passado e futuro, como experiências ontológica e cosmológica que têm como princípio básico do corpo não o repouso, como em Aristóteles, mas, sim, o movimento. Nas temporalidades curvas, tempo e memória são imagens que se refletem."

 Leda Maria Martins, "Performances do Tempo Espiralar"

"Dance wants to create an outside and, thus, it must risk happening between the visible and the invisible, between language and other planes of perception. It must forge alliances with potentiality and nothingness. Not as nihilistic materialization but rather with confidence and commitment to a way of perceiving through which dance can only became a gap, a threshold, a curve. A parenthesis. An eclipse. A void that is not exactly an interruption but rather a preparation for something else. A dynamic that suggests the possibility of the not-yet-produced. Although unnecessary need - it would nevertheless favor a related phenomenon: the appearance of dance’s conditions of existence."
Excerto do livro “To dance in the age of no-future”, de Paz Rojo
Casa Forte #28 | João dos Santos Martins 
“A dança é uma atividade meio paradoxal, porque por um lado é socialmente entendida como atividade de prazer. As pessoas saem à noite para dançar, para estarem em relação, para se enamorarem (…). Por outro lado, a dança nesta atividade do fazer artístico ela é um trabalho, adquire um valor, torna-se uma moeda de troca, uma questão de prestígio. Então nas minhas várias peças há sempre esta ideia meia irónica que eu chamo o paradoxo da atividade de dançar."

Sobre João dos Santos Martins

João dos Santos Martins é artista. Estudou na Escola Superior de Dança (Lisboa), na P.A.R.T.S.  (Bruxelas), no e.x.er.c.e, (Montpellier) e no Instituto para Estudos Aplicados ao Teatro (Giessen). O  seu trabalho, geralmente desenvolvido em processos colaborativos, abrange várias formas que focam  a dança, seja através da coreografia, da exposição ou da edição. Essas formas são atravessadas por  questões que concernem genealogias da história da dança, processos de transmissão, a relação entre  prática e discurso, e paradoxos sobre a atividade de dançar. Juntamente com Ana Bigotte Vieira, criou  um dispositivo para o mapeamento colectivo da dança em Portugal — Para Uma Timeline a Haver.  Dançou em trabalhos de Ana Rita Teodoro, Eszter Salamon, Moriah Evans, Xavier Le Roy, Jérôme  Bel, Manuel Pelmuş, Rui Horta, entre outros. Fundou a Parasita em 2014, uma cooperativa de artistas  de que faz parte.

FICHA TÉCNICA

FOTOGRAFIA
João Costa

VÍDEO
Joana Linda

EDIÇÃO
Carolina Luz

REVISÃO CONTEÚDOS
Catarina Medina

DESIGN E WEBSITE
Studio Maria João Macedo & Queo