DESCONSTRUIR O PASSADO

Se olhar para a história a partir de diferentes ângulos é a forma mais aproximada de compreendermos o nosso passado e presente, em que espaços podemos encontrar todas essas perspetivas?

Quais são os museus que contam as “outras” histórias?
E como é que escolhem fazê-lo?

Construir um museu: da ideia à inauguração

Lonnie G. Bunch III vem à Culturgest enquanto Secretário do Instituto Smithsonian. Antes deste cargo foi diretor do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana do Smithsonian. Quando assumiu a direção, a julho de 2005, tinha apenas um funcionário. Não tinha acervo, não tinha financiamento e não tinha espaço físico para o próprio museu. Bunch conseguiu inaugurar o museu em setembro de 2016 e, assim, contribuir para dar a conhecer a história, muitas vezes invisibilizada, da comunidade afro-americana na América do Norte e no mundo.
O processo de construção de uma instituição nacional com Lonnie G. Bunch III

“Na essência, este é um museu que não é feito por nem para os afro-americanos. Na realidade, este é um museu que diz: a experiência afro-americana é uma parte incontornável da experiência americana."

Lonnie G. Bunch III
Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana do Smithsonian. Washington D.C., EUA.Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana do Smithsonian. Washington D.C., EUA.
Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana do Smithsonian. Washington D.C., EUA.

Duas perguntas de David Gelles

a Lonnie G. Bunch III

David Gelles (DG): No livro de memórias recordou quando o presidente Trump visitou o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana. E partilhou este detalhe de que o presidente não queria ver nada "difícil". Sinto que esse episódio é emblemático desta tendência mais ampla na cultura americana em que muitas pessoas, mais uma vez, simplesmente não querem confrontar a realidade de algumas das coisas que aconteceram neste país. Como é que se consegue envolver as pessoas neste capítulos difíceis da nossa história, em particular, quando o legado de alguns destes incidentes ainda está muito presente?

Lonnie G. Bunch III (LGB): Os americanos querem, de certa forma, romantizar a história. Querem uma história seletiva. Como dizia o grande John Hope Franklin, é preciso utilizar a história afro-americana para ajudar as pessoas a compreenderem a plenitude, a complexidade da sua história. Eu sei que isso é difícil. Lembro-me de uma vez ter recebido uma carta que dizia: "Não compreende que a maior força da América é a sua capacidade de esquecer? E há algo de poderoso nisso." Mas as pessoas estão agora sedentas de compreender a história. Estou sempre a ouvir as pessoas dizerem: "Eu não sabia do dia 19 de Junho. Ajuda-me a compreender os tumultos de Tulsa".

A história ensina-nos frequentemente a abraçar a ambiguidade, a compreender que não há respostas simples a perguntas complexas e os americanos tendem a gostar de respostas simples a perguntas complexas. Assim, o desafio é usar a história para ajudar o público a sentir-se confortável com as suas nuances e com a sua complexidade.

DG: Durante anos houve uma visão de que os museus eram uma espécie de templos, lugares onde os artefatos podiam ser recolhidos e preservados e talvez interpretados de uma forma erudita, e isso era o que estava em causa. Isso mudou ao longo dos anos, e muitos argumentam agora que os museus são realmente locais de reunião pública, de diálogo e que é apropriado que os museus se envolvam realmente nas questões de agenda e talvez até tomem um ponto de vista. Onde é que se cai nessa questão?

LGB: Acredito firmemente que os museus têm um papel de justiça social a desempenhar. Que os museus têm uma oportunidade não de se tornarem centros comunitários, mas de estarem no centro da sua comunidade, de ajudar a comunidade a enfrentar os desafios que enfrentam, de usar a história, de usar a ciência, de usar a educação, de dar ao público ferramentas para lidar esses deseafios. Os museus escolhem sempre um ponto de vista do que decidem ou não expor.

Não estou à espera que os museus se envolvam na política partidária. O que espero dos museus é que sejam movidos por bolsas de estudo e pela comunidade. Quero que os museus sejam um lugar que dê ao público não só o que ele quer, mas o que precisa. E se isso significa que os museus têm de tomar decisões mais arriscadas, se os museus têm de reconhecer que têm de fazer um melhor trabalho na explicação aos funcionários governamentais, financiadores, porque fazem o trabalho que fazem, que assim seja. Prefiro que o museu seja um lugar que corra um pouco mais de risco para tornar o país melhor do que um lugar onde a história e a ciência vão para morrer.

Entrevista completa aqui.

“I’m a guy from a small town in New Jersey who loves the past and who wants to demand a better future.”

Lonnie G. Bunch III

Sobre Lonnie G. Bunch III

Lonnie G. Bunch III é o 14.º secretário do Smithsonian, cargo que assumiu em junho de 2019. Como secretário, supervisiona 21 museus, incluindo dois novos museus em desenvolvimento - o National Museum of the American Latino e o Smithsonian American Women's History Museum, 21 bibliotecas, o Zoológico Nacional, vários centros de pesquisa, várias unidades e centros de ensino.

Bunch escreveu sobre diferentes temas como: a experiência militar negra, a presidência americana e a história afro-americana na Califórnia, a diversidade na gestão de museus e o impacto do financiamento e da política nos museus americanos. O seu livro mais recente, A Fool's Errand: Criando o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana na Era de Bush, Obama e Trump, narra a criação do museu que se tornaria um dos destinos mais populares de Washington.

Bunch já tinha trabalhado anteriormente no Smithsonian, ocupando vários cargos no Museu Nacional de História Americana entre 1989 a 2000. Desempenhou funções como diretor associado do museu para assuntos curatoriais por seis anos (1994–2000), supervisionou a equipa de curadoria e gestão das coleções e liderou a equipa que desenvolveu uma exposição permanente de grande dimensão sobre a presidência americana. Brunch desenvolveu o Smithsonian's America para o American Festival Japan 1994 uma exposição que foi apresentada no Japão e que explorou a história, cultura e diversidade dos Estados Unidos.

+ Keep Reading

Bunch trabalhou como curador de história e gerente de programa do California African American Museum em Los Angeles de 1983 a 1989. Nesse período organizou várias exposições premiadas, incluindo The Black Olympians, 1904–1950 e Black Angelenos: The Afro- Americano em Los Angeles, 1850-1950. Produziu ainda diversos documentários históricos para a televisão pública.

Nascido em Belleville, Nova Jersey, Bunch foi professor em universidades de todo o país, incluindo a American University em Washington, DC, a University of Massachusetts em Dartmouth e a George Washington University em Washington, DC.

A serviço da comunidade histórica e cultural, Bunch trabalhou nos conselhos consultivos da Associação Americana de Museus e da Associação Americana de História Estadual e Local. Em 2005, Bunch foi nomeado um dos 100 profissionais de museus mais influentes do século XX pela Associação Americana de Museus.

Foi nomeado pelo presidente George W. Bush para o Comite para a Preservação da Casa Branca em 2002 e renomeado pelo presidente Barack Obama em 2010. Em 2019, recebeu a Medalha da Liberdade. Prémios do Instituto Roosevelt pela contribuição à cultura americana como historiador e contador de histórias. Medalha Du Bois do Hutchins Center da Universidade de Harvard; e o National Equal Justice Award do Fundo de Defesa Legal da NAACP. Em 2020, recebeu o Prémio Dan David da Universidade de Tel Aviv. Em 2021, a Society of American Historians concedeu a Bunch o Prémio Tony Horwitz em homenagem ao trabalho distinto na história americana de amplo apelo e importância pública.

Em 2020, recebeu o Prémio Dan David da Universidade de Tel Aviv. Em 2021, Bunch recebeu ainda um dos mais importantes prémios de França, A Legião de Honra.

Bunch formou-se na American University em Washington, D.C.

- Resume
FICHA TÉCNICA
MICROSITE

IMAGENS
© Diogo Fagundes; DR

VÍDEO
© Revista Time

EDIÇÃO
Carolina Luz

REVISÃO DE CONTEÚDOS
Helena César

DESIGN E WEBSITE
Studio Macedo Cannatà & Queo

Apoios