A vibração essencial da matéria

Que relações estabelecemos com a matéria?
De que modo o que conhecemos do cosmos altera a conceção de matéria?


Trazemos as reflexões do filósofo André Barata e do astrofísico Pedro Machado para descobrirmos mais sobre A Matéria do Reencantamento
 
Numa breve passagem lida logo à entrada do seu livro O Desligamento do mundo e a questão do humano [Documenta, 2020], o filósofo André Barata, lembra-nos Hannah Arendt e a sua perplexidade perante a naturalidade como os humanos se dispõem a alhear-se do mundo, a apequená-lo, até a abandoná-lo. Mas, não será o encantamento, esse forte apelo de algo que se pode apresentar simultaneamente próximo e desconhecido, uma necessidade, talvez até mesmo um imperativo ético, para nos voltarmos a ligar ao mundo? 
Referimo-nos a um encantamento que não é alienação, nem uma fuga, mas uma via para um envolvimento exigente com as coisas do mundo, um sentido de pertença, para o qual são chamadas aqui, tanto a imaginação, quanto as práticas filosóficas e científicas. Nesta conversa entre André Barata e o astrofísico Pedro Machado, entraremos neste largo tema pela porta da matéria, vibrátil e resistente à desvitalização, concentração de um espaço “infinito relacional”, talvez dotado de uma “consciência oceânica” como escreveu o autor polaco Stanislav Lem, no seu livro Solaris.

"Erros são potenciadores da existência e da estruturação da matéria. Cientificamente falando, os erros são cruciais para gerar qualquer tipo de matéria e para a sua evolução" 

- Pedro Machado

A relação da astrofísica com a matéria

por Pedro Machado
De que modo o que vamos sabendo do Cosmos nos pode dizer algo acerca da matéria?
 Como imaginar a vida que se procura noutros locais do universo?
O que poderão ter as artes e a filosofia a dizer à ciência?

"A matéria, pelo menos neste sentido vivo, é o ponto de encontro misterioso entre ontologia e alteridade e, ao mesmo tempo, o limite impenetrável do conhecimento."

-André Barata

O que me faz parar diante de um
qualquer estado de coisas?

André Barata I
André Barata II

André Barata

André Barata nasceu em Faro em 1972. Fez toda a sua formação em Lisboa, onde se doutorou em Filosofia Contemporânea. É professor associado na Universidade da Beira Interior, onde dirige a Faculdade de Artes e Letras. Os seus interesses académicos circulam pela filosofia social e política, o pensamento existencial e a psicologia fenomenológica.

+ Keep Reading

Tem livros de ensaio, como “Metáforas da Consciência” (Campo das Letras, 2000), sobre o pensamento de Jean-Paul Sartre, “Mente e Consciência” (Phainomenon, 2009), conjunto de ensaios sobre filosofia da mente e fenomenologia, “Primeiras Vontades – sobre a liberdade política em tempos árduos” (Documenta, 2012), “E se parássemos de sobreviver – Pequeno livro para pensar e agir contra a ditadura do tempo” (Documenta, 2018) e “O desligamento do mundo e a questão do humano” (Documenta, 2020). Assina regularmente no Jornal Económico a coluna “Pensar devagar”.

- Resume

Pedro Machado

Pedro Machado é natural de Ponta Delgada (Açores) onde efectuou os seus estudos secundários. Depois de se formar em física teórica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, completou um mestrado em Astronomia e Astrofísica na mesma universidade. Em 2013 obteve o grau de doutor, em regime de associação entre o Observatório de Paris (França) e da Universidade de Lisboa, com uma tese sobre a caracterização da dinâmica da atmosfera de Vénus.

+ Keep Reading

Atualmente, continua a sua pesquisa sobre a dinâmica da atmosfera de Vénus. Os métodos Doppler desenvolvidos e aperfeiçoados no âmbito da sua investigação estão neste momento a ser adaptados para o estudo de outros corpos do Sistema Solar: Marte, Júpiter, Saturno e Titã.  O estudo da composição atmosférica e dos seus componentes minoritários é também um dos objetivos essenciais do trabalho atual. Colabora com a missão espacial japonesa Akatsuki, fez parte da missão espacial Venus Express da Agência Espacial Europeia (ESA), e é o atual representante em Portugal do consórcio europeu relativo à missão espacial ARIEL da ESA, uma missão tem como principal objetivo a caracterização das atmosferas de exoplanetas. O seu trabalho tem sido apresentado em várias conferências internacionais e publicado em diversas revistas da especialidade de Astronomia e Astrofísica.  Trabalha no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), afecto à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde também é professor do departamento de Física.

- Resume
FICHA TÉCNICA

ORADORES
André Barata
Pedro Machado

CONCEÇÃO DOS VÍDEOS
André Barata
Vera Tavares

EDIÇÃO DOS VÍDEOS
Vera Tavares

IMAGENS
Frames dos vídeos de André Barata

IMAGENS
Frames dos vídeos de André Barata

EDIÇÃO
Carolina Luz

REVISÃO CONTEÚDOS
Catarina Medina