FANTASMA GAIATA

 

 

 

Dois hemisférios de um mesmo cérebro, duas abordagens distintas à coleção de arte contemporânea da CGD.

 
Fomos falar com quem passou pela exposição Fantasma Gaiata. Artistas, estudantes universitários, jornalistas, fotógrafos, crianças. Deixam-nos feedbacks, entre emoções e comentários. A tudo isto juntamos imagens e uma visita aos bastidores da Coleção da CGD realizada propositadamente para O Projeto Invisível, a revista sonora da Culturgest.

 

"Não me importava de passar por este labirinto muitas vezes."

Grupo de crianças sobre Canavial, de Alberto Carneiro

"O casamento das fotografias do Jorge Molder com a peça do Ricardo Jacinto deixa-me particularmente feliz."

Fantasma. © Vera Marmelo.
Fantasma. © Vera Marmelo.
Fantasma. © Vera Marmelo.
Fantasma. © Vera Marmelo.
Fantasma. © Vera Marmelo.
Fantasma. © Vera Marmelo.
Fantasma. © Vera Marmelo.
Fantasma. © Vera Marmelo.
Fantasma. © Vera Marmelo.
Fantasma. © Vera Marmelo.
Fantasma. © Vera Marmelo.
Fantasma. © Vera Marmelo.
Concebida no âmbito da celebração do trigésimo aniversário da Culturgest, Fantasma Gaiata propõe duas abordagens distintas à coleção de arte contemporânea da Caixa Geral de Depósitos. Como dois hemisférios de um mesmo cérebro, cada uma das abordagens especializou-se em dadas funções e competências. Fantasma dedica-se a uma das grandes ambições da escultura: a de erigir corpos que significam e que perduram, que desafiam o tempo, a morte e o esquecimento. Por seu lado, Gaiata é um campo de jogos, o recreio das almas. Por ela perpassam conversas, alianças e desafios. Grupos de obras reúnem-se em torno de interesses comuns.

"É como se uma história fosse contada ao longo das várias salas, e isso faz com que uma exposição tão grande se mantenha sempre entusiasmante."

 

"Gostei do ar que se respira em ambas as exposições. (...) Uma espécie de presença assombrosa."

 

"Um diagnóstico, uma prospeção sobre o mundo em que vivemos (...)"

 

“Não sei se é interessante, mas está bonito.”

 

“Se for imersivo eu gosto sempre (…). Senti isso na obra das canas. Foi muito simples, mas gostei muito dessa passagem”.

Gaiata. © Vera Marmelo.
Gaiata. © Vera Marmelo.
Gaiata. © Vera Marmelo.
Gaiata. © Vera Marmelo.
Gaiata. © Vera Marmelo.
Gaiata. © Vera Marmelo.
Gaiata. © Vera Marmelo.
Gaiata. © Vera Marmelo.
Gaiata. © Vera Marmelo.
Gaiata. © Vera Marmelo.

O Projeto Invisível #5

30 anos da Culturgest: O outro C da Coleção

Na última página do quinto número, O Projeto Invisível vai ao arquivo da Coleção da Caixa Geral de Depósitos. Acompanhamos o restauro de três obras de Álvaro Lapa, Helena Almeida e Michael Biberstein, que integraram a primeira exposição em 1993 e, 30 anos depois, voltam a estar patentes.
Uma conversa com Raquel Marques, da NEON Art Conservation, e Maria Manuel Conceição, responsável pela área de conservação preventiva da Culturgest.
FICHA TÉCNICA

FOTOGRAFIA
Vera Marmelo

EDIÇÃO
Carolina Luz

REVISÃO CONTEÚDOS
Catarina Medina

DESIGN E WEBSITE
Studio Maria João Macedo & Queo