Fantasma Gaiata

Fantasma Gaiata

A Coleção da CGD

Fantasma Gaiata

A Coleção da CGD

Curadoria: Bruno Marchand

O ano de 2021 assinalou o regresso das aquisições programáticas para a Coleção da Caixa Geral de Depósitos – um dos acervos de arte contemporânea portuguesa mais relevantes do país. Desde então, foram incorporadas na Coleção, quer por intermédio de aquisições diretas, quer através do Concurso Caixa para Jovens Artistas, perto de uma centena de obras que vieram reforçar um espólio que contava já com cerca de 1800 peças. 

A propósito da celebração do trigésimo aniversário da Culturgest, abrimos as nossas galerias para que o público possa novamente contactar com este acervo. Para além de revisitar os núcleos que nele se foram estabelecendo ao longo dos últimos quarenta anos, a exposição prestará especial atenção às aquisições mais recentes, procurando revelar os novos diálogos que elas impõem a este legado histórico.

Acompanhamos o restauro de três obras de Álvaro Lapa, Helena Almeida e Michael Biberstein, que integraram a primeira exposição em 1993 e, 30 anos depois, voltam a estar patentes.
Uma conversa com Raquel Marques, da NEON Art Conservation, e Maria Manuel Conceição, responsável pela área de conservação preventiva da Culturgest.
© Galeria Miguel Nabinho. Pedro Casqueiro, Anymore, 2021, acrílico sobre tela, 50x100 cm.

14 OUT 2023
– 28 JAN 2024

Galeria 1 e 2

5€ (descontos)

INAUGURAÇÃO (entrada gratuita)
13 OUT 22:00-24:00

VISITAS GUIADAS
28 OUT, 25 NOV, 16 DEZ, 20 JAN
SÁB, 16:00

VISITAS ESCOLAS
TER – SEX 10:00 – 12:00
Entrada gratuita mediante reserva (escolas até ao 12.º ano)
21 761 30 78
culturgest.escolas@cgd.pt

HORÁRIO
TER A DOM 11:00 – 18:00

Partilhar Facebook / Twitter