Create to Connect

Create to Connect é um projeto internacional no âmbito do qual 15 parceiros de 13 países europeus do ramo das artes e da investigação desenvolvem uma série de iniciativas idealizadas para fazer progredir o impacte estético, político e social da criação contemporânea em várias formas de arte.

Os parceiros Create to Connect são: Bunker (Ljubljana, Eslovénia), Artsadmin (Londres, Reino Unido), AltArt (Cluj-Napoca, Roménia), BIT Teatergarasjen (Bergen, Noruega), La Villette (Paris, França), Noorderzon (Groningen, Holanda), Teatro Roterdão (Holanda), Instituto de Artes e Teatro (Praga, República Checa), Culturgest (Lisboa, Portugal), Centro de Investigação da Academia Eslovena de Ciências e Artes (Ljubljana, Eslovénia), Drugo more (Rijeka, Croácia), Santarcangelo dei Teatri (Santarcangelo de Romagna, Itália), NTGent (Ghent, Bélgica), Museum of Contemporary Art (Tbilisi, Geórgia) e United Artist Labour (Belgrado, Sérvia).

Em todos os países onde é acolhido o projeto Create to Connect promove uma grande variedade de atividades que incluem a produção e criação de novas peças de teatro e obras de arte, um projeto internacional de investigação sobre o impacte das práticas artísticas, e a realização de projetos participativos, bem como, de dois encontros internacionais de curadores, artistas e investigadores.

O projeto decorre entre os meses de setembro de 2018 e agosto de 2022 e é cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

ACT - Arte, Clima, Transição

 

ACT - Arte, Clima, Transição é um projeto europeu de cooperação sobre esperança. A esperança que nos interessa tem que ver com “perspetivas alargadas com possibilidades específicas, aquelas que convidam, ou exigem, que passemos à ação” (Rebecca Solnit).

Vivemos numa era de colapso climático, extinções em massa e perda de biodiversidade sem precedentes. A nossa Europa é uma Europa de tendências populistas e nacionalistas crescentes que desgastam a resiliência dos sistemas civis e do pensamento político. Volvidos pouquíssimos anos sobre a COP21 - Acordo de Paris, a perceção e a urgência das questões climáticas generalizou-se, mas o que se tem feito para mitigar o problema é deficiente, e é tardio. Estas realidades não são mutuamente exclusivas, pelo contrário, estão estreitamente interligadas. Enquanto projeto de cooperação entre dez organizações culturais europeias, entramos em campo e estabelecemos a ligação entre as artes e aquela que consideramos a agenda mais importante dos dias de hoje: agir, em prole de uma transição justa.

Entre setembro de 2019 e agosto de 2023, vamos trabalhar neste projeto de cooperação com dez organizações artísticas:

ArtsAdmin – Londres – UK

Bunker – Liubliana – Eslovénia

Culturgest – Lisboa – Portugal

COAL – Paris – França

Domino – Zagreb – Croácia

Kaai Theater – Bruxelas – Bélgica

Kampnagel – Hamburgo – Alemanha

Lokomotiva – Skopje – Macedónia

NTIL- Riga – Letónia

Theater Rotterdam – Roterdão – Holanda

 

MEDIA PARTNER

 

Partilhar Facebook / Twitter