A Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos dedica-se à criação contemporânea, apresentando uma programação regular nas áreas das artes performativas, da música, das artes visuais, do cinema e do pensamento contemporâneo. Dirige-se a um público alargado – incluindo o público escolar, as crianças e os jovens – convidando-o a usufruir de uma programação nacional e internacional de qualidade e a participar em atividades culturais atraentes e enriquecedores.

A Culturgest abriu as portas em Outubro de 1993 e desenvolve, desde então, um papel significativo no desenvolvimento do tecido artístico da cidade e do país. Acompanha a carreira de encenadores e coreógrafos, produzindo novas criações e apresentando-as a um público diversificado, encomenda obras a artistas visuais, organizando exposições individuais e coletivas, realiza concertos de música de todos os géneros e apoia e acolhe os maiores festivais de cinema da cidade. Este programa é complementado com conferências e debates e uma oferta diversificada de oficinas, visitas guiadas, encontros e espetáculos para escolas e famílias. E tudo isso com um olhar atento aos desenvolvimentos nacionais e internacionais.

A Culturgest é uma fundação de direito privado, instituída pela Caixa Geral de Depósitos, a maior instituição bancária do país, detida pelo Estado Português. Dela, recebe uma dotação anual e a disponibilidade das instalações que utiliza para desenvolver as suas atividades.

A Culturgest colabora ativamente com organizações e instituições culturais, festivais, escolas e faculdades, empresas, organizações da sociedade civil e instituições governamentais. Insere-se igualmente em várias redes formais e informais de programação e coprodução internacionais nos seus domínios de atuação.

Identificação dos Instituidores

Caixa Geral de Depósitos, S.A.

Órgãos Sociais da Fundação

(mandato 2017-2019)

Conselho de Administração

Presidente

Paulo Moita de Macedo (*)

Vice-Presidente

José Berberan Ramalho

Vogal

Marc Maurits Peter Deputter

Vogal

João Eduardo Noronha Gamito Faria

Vogal

Manuela Duro Teixeira

Conselho Diretivo

Presidente

José Berberan Ramalho

Vogal

Marc Maurits Peter Deputter

Vogal

Manuela Duro Teixeira

Conselho Fiscal

Presidente

António Valente

Vogal

Ana Maria Neves

Vogal

(ROC) Ernst & Young

*O início das funções depende da não oposição da entidade de supervisão.

O património da Fundação é constituído por uma dotação inicial de Três Milhões e Quinhentos Mil Euros, feita pela Instituidora Caixa Geral de Depósitos, S.A.

Partilhar Facebook / Twitter