Três Tempos com Xullaji
A várias mãos, com os diferentes tempos de cada cidade parceira, Três Tempos entra na sua segunda edição, agora com orientação sonora e poética de Xullaji.
Três grupos de jovens com idades entre os 15 e os 18 anos, reunidos em Lisboa, Viseu (Teatro Viriato) e Braga (Theatro Circo), recebem o convite para embarcar numa experiência de cocriação na área da música, num ambiente participativo, fora do ambiente escolar. Entre novembro de 2025 e maio de 2026, realizam-se encontros semanais de escrita e reflexão, intercalados por momentos intensivos de cocriação, sob a curadoria artística e orientação de Xullaji, onde se explora a "poesia sónico-visual”, debatendo ideias, pesquisando referências e transformando visões em textos de cariz intervencionista. O foco está em dominar a técnica de converter poemas em canções, utilizando a palavra como ferramenta de mudança social e autoconhecimento. Em momentos-chave, sessões intensivas dão vida musical aos versos, através de voz, instrumentos acústicos e música eletrónica, unindo rap, spoken word e desenho de som, em expressões coletivas e individuais.
No fim da trajetória, em maio de 2026, todas as rotas convergem para Lisboa, onde cada grupo apresentará o resultado dos trabalhos desenvolvidos.
PROGRAMA:
Open call
Momento em que temos as inscrições abertas para a criação destes grupos. Não é preciso qualquer experiência artística, a inscrição é feita online, através de formulário próprio.
Sessão aberta
A primeira sessão intensiva é feita para qualquer pessoa (dos 15 aos 18 anos) que queira experimentar o processo, ainda que não tenha a certeza de querer participar em todo o projeto.
Programa semanal
A cada semana, instigados por Xullaji, vamos mergulhar no poder da “poesia sónico‑visual”: debater ideias, pesquisar referências e sintetizar visões num texto que transita entre o íntimo e o político. O trabalho vai focar tanto a técnica de transformar um poema em canção, como o uso da palavra como ferramenta de mudança social e de autoconhecimento.
Programa intensivo
Em momentos chave do projeto vamos ter sessões mais intensivas. Conduzidas por Xullaji os versos vão ganhar forma musical. Voz, instrumentos acústicos ou programas de música eletrónica darão corpo à experimentação que une rap, spoken word e desenho de som seja em coros coletivos ou através da expressão individual.
Apresentação
No final do percurso, todos os grupos se reúnem em Lisboa onde apresentam três espetáculos feitos à medida das suas ideias. Gerados pelo mesmo método, cada exercício será o reflexo da singularidade do coletivo de cada cidade.
Calendário
As sessões decorrem no dia e hora que tiver o maior consenso possível dentro da disponibilidade de quem se inscreve.
NOV-MAI
Dos 15 aos 18 anos
Participação gratuita
Mais informações: culturgest.participar@cgd.pt
Coprogramação
Culturgest, Teatro Viriato - Viseu, Theatro Circo – Braga