Este evento já decorreu.

Carlos Bica, Daniel Erdmann e DJ Illvibe

Carlos Bica, Daniel Erdmann e DJ Illvibe

Carlos Bica, Daniel Erdmann e DJ Illvibe

Comissariado: Pedro Costa

Se Carlos Bica mantém há mais de 20 anos o seu trio Azul, com Frank Mobus e Jim Black, tendo também mantido colaborações com o pianista João Paulo Esteves da Silva e com o grupo Matéria-Prima, outras formações e outras possibilidades musicais estão a ter a sua atenção, como o Move String Quartet, o Berlinesk Quartet e as recentes associações a André Santos, em duo, ou a este e a João Mortágua, em trio. Agora encontramo-lo com o saxofone tenor de Daniel Erdmann e os gira-discos de DJ Illvibe, o mesmo que ouvimos como convidado especial no álbum Believer, dos Azul.

O saxofonista alemão vem ganhando nome na cena europeia do jazz e críticos como o também fotógrafo Gérard Rouy não hesitam em apontá-lo como um dos mais inventivos músicos da atualidade. Em ensembles como Das Kapital, Lenina, Daniel Erdmann's Velvet Revolution e no duo com Samuel Rohrer que gravou Ten Songs About Real Utopia, Erdmann definiu um estilo saxofonístico que, sem fazer tábua-rasa de todas as tradições que definem o jazz, acrescenta-lhes novas perspetivas. Pelo seu lado, Illvibe, de seu verdadeiro nome Vincent von Schlippenbach, filho de Alexander von Schlippenbach e Aki Takase, trouxe as sonoridades do hip-hop e da música eletrónica para os domínios da improvisação, mediante colaborações com os seus pais em trio e quarteto, Lok 03 e Lok 03+1, quando a eles se associa o baterista Paul Lovens, e com músicos como Lawrence Casserley, Jeffrey Morgan e Harri Sjostrom.

O resultado desta combinação de ideias e experiências continua a ter o carácter lírico (ou "romântico", termo que o próprio contrabaixista e compositor prefere utilizar) que logo identificamos com Carlos Bica, mas são outros os caminhos que se proporcionam, confirmando que o português tem mais para dizer do que aquilo – já por si muito, e variado – que lhe conhecemos, numa capacidade de reinvenção de si mesmo que tem merecido unânime aplauso.

02 MAR 2018
SEX 21:30

Auditório Emílio Rui Vilar
14€ *
Duração 1h
M/6

* Jovens até 30 anos e desempregados 5€

Contrabaixo

Carlos Bica

Saxofone tenor e soprano

Daniel Erdmann

Gira discos

DJ Illvibe

Apoio

Goethe Institut

Partilhar Facebook / Twitter