Este evento já decorreu.

Helena Vasconcelos

Comunidade de Leitores – Um Retorno aos Clássicos?
Symposium. Vaso grego c. 420 a.C. (pormenor).

De que falamos quando falamos de um “clássico”? Como escolhê-lo, classificá-lo, analisá-lo? O que faz, de uma determinada obra literária, um “clássico”, ou seja, uma referência fundamental, bem enquadrada num “cânone”? Porque a colocamos num pedestal solene e, por vezes, majestosamente distante? Segundo Ítalo Calvino, no seu ensaio, “Porquê Ler os Clássicos?” (ed. Teorema), uma obra pode reivindicar esta categoria se o que tem para dizer nunca terminar, isto é, se possibilitar uma leitura infinita. Em termos mais “técnicos” é costume definir um “clássico” como um livro que, em primeiro lugar, resiste ao tempo – nunca menos de dez anos, segundo os especialistas – em segundo lugar, refere e discute temas universais e não particulares de uma cultura ou geografia e, em terceiro lugar, exerce uma influência duradoura sobre outros(as) escritores(as), ao longo dos séculos. É ainda Ítalo Calvino que afirma que um “clássico” não se “lê” mas “relê-se”, convocando discursos críticos mas “livrando-se continuamente deles”.

As obras escolhidas para este ciclo são algumas, entre muitas, que cabem inteiramente em tais categorias. Será tarefa desta comunidade discutir e repensar a pertinácia da universalidade das histórias bem portuguesas contidas na obra de Agustina, a não menos importante cosmogonia brasileira de Machado de Assis, o infindável questionamento ontológico do Ser em Shakespeare, as possibilidades amorosas em Goethe ou a eterna questão da confusão e transmigração dos géneros, com Woolf. Terminaremos com (um) “O Banquete” platónico que, na realidade, antecipa e pressupõe os temas já enunciados.

Com o progressivo afastamento do estudo das chamadas Humanidades das escolas, talvez seja a altura de revivificarmos, revisitarmos e honrarmos este precioso legado.
Helena Vasconcelos

04 JAN 2018
QUI 18:30

18 JAN 2018
QUI 18:30

01 FEV 2018
QUI 18:30

15 FEV 2018
QUI 18:30

01 MAR 2018
QUI 18:30

15 MAR 2018
QUI 18:30

Sala 1

Inscrições na bilheteira da Culturgest,
pelo telefone
21 790 51 55 ou pelo e-mail culturgest.bilheteira@cgd.pt 
Lotação 40 participantes

QUI 04 JAN

Hamlet, William Shakespeare, ed. Assírio & Alvim, 2016

QUI 18 JAN

Dom Casmurro, Machado de Assis, ed. Alêtheia Editores, 2016

QUI 01 FEV

As Afinidades Electivas, Johann Wolfgang Goethe, ed. Bertrand, 2017

QUI 15 FEV

Orlando, Virgínia Woolf, ed. Relógio D’Água, 2016

QUI 01 MAR

A Sibila, Agustina Bessa-Luís, ed. Relógio D’Água, 2017

QUI 15 MAR

O Banquete, Platão, (O Simpósio ou do Amor), qualquer edição.

Partilhar Facebook / Twitter