Este evento já decorreu.

Eszter Salamon com Vânia Doutel Vaz [NOVO HORÁRIO]

Still Dance for Nothing (2020)
© Joana Linda. Vânia Doutel Vaz.

O desejo de revisitar o meu próprio passado artístico de modo a transformar, ampliar ou (re)apropriar trabalhos já existentes ou alguns dos seus aspectos decorre de uma abordagem crítica pela qual penso a coreografia como uma prática de disseminação de conhecimento.

Neste contexto, inicio diversas colaborações, entre as quais esta, relacionada com Dance for Nothing (2010), um solo que utiliza a obra Lecture on Nothing (1949) de John Cage. Dance for Nothing baseava-se na execução simultânea de duas partituras, uma coreográfica e outra textual-musical, apresentadas em forma de dança-palestra. O meu desafio passava por dançar e falar ao mesmo tempo, ao invés de tocar música para uma dança. Usar uma música composta por palavras e dançar a coreografia como uma temporalidade autónoma, tinha como fim criar interação com não-interferência.

Vânia Doutel Vaz, artista coreográfica que vive em Lisboa, aceitou o meu convite para colaborar na criação do primeiro trabalho da série Still Dance for Nothing, em que convidarei diferentes performers para criar novas partituras coreográficas a partir da composição original do solo, e por meio de práticas de entrevistas, desenvolver um texto que substituirá a palestra de John Cage. A situação atual da COVID-19 tornou oportuna uma metodologia que já usei no passado, o desenvolvimento de uma performance à distância, via Skype. Neste caso, trabalhar presencialmente em conjunto com a Vânia acontecerá apenas na última semana para encerrar o processo criativo.

Eszter Salamon, agosto de 2020

13 NOV 2020
SEX 19:00

14 NOV 2020
SÁB 11:00

15 NOV 2020
DOM 11:00

Comprar Bilhetes
Palco do Grande Auditório
12€ (descontos)
Duração 60 min
M/6

Os bilhetes previamente adquiridos são válidos para o novo horário.

Integrado no Festival Alkantara

Alkantara Festival

Conceito, metodologia e direção artística

Eszter Salamon

COREOGRAFIA E interpretação

Vânia Doutel Vaz

Texto desenvolvido em colaboração por

Eszter Salamon e Vânia Doutel Vaz

APOIO DRAMATURGICO 

Raquel Lima

ProduÇÃO

Botschaft GbR/Alexandra Wellensiek, Studio E.S/Elodie Perrin

CoproduÇÃO

Alkantara

Financiamento

Departamento para a Cultura e a Europa do Senado de Berlim, Direção Regional de Cultura de Paris/Ministério da Cultura e da Comunicação 

AGRADECIMENTO

Museu-Atelier Júlio Pomar

 

Partilhar Facebook / Twitter