Faustin Linyekula

História(s) do Teatro II
© Agathe Poupeney.
© Agathe Poupeney.
© Agathe Poupeney.
© Agathe Poupeney.
© Agathe Poupeney.
© Agathe Poupeney.

Faustin Linyekula nasceu em 1974, o ano do famoso Rumble in the Jungle em Kinshasa: o combate de boxe lendário entre Muhammad Ali e George Foreman. É um período de descolonização acelerada e muitos países africanos estão à procura de uma identidade própria. Ironicamente, este desejo leva, nalguns casos, a afirmações culturais inspiradas em práticas europeias, como a criação de companhias nacionais de bailado. Seguindo o exemplo da Guiné e do Senegal, a jovem nação de Zaire cria, em 1974, o Ballet National du Zaïre, concentrando numa única companhia as músicas e danças deste imenso país.

É interessante e comovente notar que muitos líderes africanos elegem o corpo, o movimento e a música para reinventar a ideia da nação, mas o que podia ter sido um laboratório formidável torna-se rapidamente num instrumento de propaganda e rivalidade política.

Neste espetáculo, Faustin Linyekula revisita os primeiros passos da jovem nação congolesa na companhia de três membros originais do Ballet National du Zaïre.

26 NOV 2020
QUI 21:00

27 NOV 2020
SEX 21:00

Grande Auditório
14€ (descontos)
Bilhetes à venda a partir de 1 OUT
M/6

Inserido no Alkantara Festival 2020

Cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia no âmbito do projeto Create to Connect / Create to Impact

Create do Connect

Com o apoio

Institut Français
"História(s) do Teatro II" Faustin Linyekula - Festival d'Avignon 2019
"História(s) do Teatro II" Faustin Linyekula - Festival d'Avignon 2019
Partilhar Facebook / Twitter