Este evento já decorreu.

João Penalva

Curadoria: Delfim Sardo

João Penalva (Lisboa, 1949) é um artista cujo percurso se iniciou pelo ballet e pela dança contemporânea, tendo sido bailarino das companhias de Pina Baush e Gerhard Bohner. Posteriormente, a partir da sua fixação em Londres em 1976, estudou no Chelsea College of Arts e veio a desenvolver um percurso como artista visual, utilizando a pintura, a fotografia, a instalação e o vídeo, muitas vezes combinados com texto. De facto, a obra de João Penalva possui uma forte componente ficcional, narrativa até, e constrói mundos de relações que partem de estórias reais, recreadas ou puramente construídas.

Em 1993, João Penalva realizou a sua primeira instalação, no edifício da Alfândega do Porto, então em processo de desativação, composta por duas partes: Arquivos (que incluía um livro de artista) e Café. Um marco na história da arte contemporânea portuguesa, essa intervenção conseguia uma simbiose em relação ao local que quase a camuflava no espaço, entretanto já obsoleto e deslocado no tempo.

Foi na sequência dessa intervenção que foi lançado o repto a João Penalva de intervir agora no espaço da Culturgest Porto, no qual a memória do seu passado como instituição bancária mas também a historicidade da sua arquitetura fortemente decorada está patente. O trabalho que João Penalva desenvolveu para a Culturgest parte, portanto, desse âmbito duplamente histórico (da instituição e do seu percurso pessoal) para produzir uma intervenção específica.

7 JUL
– 30 SET 2018

Culturgest Porto
Entrada gratuita

Inauguração

SEX 6 JUL 22:00

Partilhar Facebook / Twitter