OPEN CALL DANCEMAP

OPEN CALL DANCEMAP

Investigadores em Património da Dança

OPEN CALL DANCEMAP

Investigadores em Património da Dança

No âmbito do projeto do Horizonte Europa intitulado DanceMap: Caminhos de Inovação e Políticas para Promover o Património Europeu de Dança no País e no Estrangeiro, do qual a Culturgest é parceira, procuramos investigadores ou uma equipa de investigação local que se especialize em estudos do património da dança e que tenha interesse em colaborar com a Culturgest no projeto.

A presente convocatória à apresentação de candidaturas destina-se a selecionar um investigador ou uma equipa de investigação que participará no desenvolvimento de uma investigação de trabalho de campo sobre os estudos de caso portugueses a promover pela Culturgest e que contribuirá com suas principais conclusões para uma recolha de dados a nível europeu. O investigador ou equipa de investigação serão também responsáveis pela produção de um relatório final, e por contribuir para outros dois relatórios finais, em colaboração com outros parceiros e investigadores do DanceMap.

O primeiro estudo de caso será o “Projeto de Resposta” Cafezinho, de Gaya de Medeiros, em resposta a uma das peças mais famosas do século XX, Café Müller, da coreógrafa alemã Pina Bausch.

O QUE OFERECEMOS

Oferecemos uma remuneração de 20 945,00 € para a colaboração na investigação. Relação contratual: Prestação de serviços.

Reembolso de despesas de alojamento e de deslocação até 2.760€. Este montante refere-se a 1 ou 2 viagens internacionais efetuadas no âmbito do projeto – a definir.

A colaboração terá início a 1 de abril de 2025 e vai até 31 de dezembro de 2027.

QUEM PODE CANDIDATAR-SE

Investigadores ou equipa de investigação independente ou ligada a um centro de investigação.

DEADLINES

As candidaturas podem ser enviadas até ao dia 23 de março às 23:59 (hora de Portugal Continental, UTC+1).

CANDIDATURA

Enviar CV e carta de motivação em inglês para o email culturgest.rh@cgd.pt.

Disponibilidade para realizar entrevista online na semana de 24 de março.

SOBRE DANCEMAP

O património da dança do século XX na Europa é em grande parte invisível e corre o risco real de se perder. Obras que já não são apresentadas – mesmo do passado recente – são esquecidas, a sua memória confinada a comunidades pequenas e fragmentadas de artistas e praticantes.

DanceMap propõe uma estratégia ambiciosa para a salvaguarda e promoção do património da dança. Trata-se de um mapa tanto no sentido geográfico – apresentando exemplos de iniciativas bem sucedidas de preservação do património da dança por toda a Europa e tornando-os acessíveis a um público global mais vasto – como no sentido de um modelo ou roteiro para encontrar soluções estratégicas que sejam eficazes e sustentáveis a nível regional, nacional e europeu. Combinando a excelência na investigação e a vasta experiência na realização de iniciativas inovadoras no domínio do património da dança a nível nacional, o consórcio DanceMap desenvolverá uma abordagem integrada e intersectorial que integra a investigação, a ciência de dados, a prática artística, a divulgação, a defesa e a elaboração de políticas.

O consórcio é uma aliança de 16 centros de investigação, universidades, arquivos, organizações artísticas e especialistas renomados em políticas que reconhecem que a dança representa valores centrais para o projeto europeu: é uma prática colaborativa, não-logocêntrica e baseada na prática, espelhando a sociabilidade europeia e baseando-se em experiências e perspetivas marginais que – juntamente com conotações de feminilidade e queerness – contribuíram para o baixo estatuto da dança e para a falta de financiamento relativamente a outras formas de arte. Com este projeto, o consórcio defende que o património europeu de dança tem sido negligenciado na sua capacidade de construir uma imagem contemporânea da UE enquanto entidade política progressista, diversa e inclusiva. Um dos seus objetivos é garantir que a dança seja incluída no espaço comum europeu de dados para o património cultural (ECCCH) como um caso de uso para outras práticas corporais. 

TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO

Todos os documentos de investigação devem ser apresentados em inglês.

1) Desenvolver investigação de trabalho de campo sobre os 3 estudos de caso portugueses “Projetos de Resposta” em 2025, 2026 e 2027

Os “Projetos de Resposta” são uma nova forma que se desenvolveu nos últimos anos. Trata-se de criar novos trabalhos em resposta a, ou inspirados por, trabalhos de antecessores. Como pode o património da dança inspirar novas gerações de artistas? Como podem os materiais de arquivo ser ativados e ganhar nova vida? A dimensão transgeracional segue aqui o caminho ou movimento oposto ao de reconstrução de reportório: as práticas do presente viajam no tempo para se inspirarem em vestígios do passado. Trata-se de uma forma singular de “fazer património” e de trazer elementos do passado para novos contextos contemporâneos. Em 2025, a Culturgest vai pôr Gaya de Medeiros a responder a uma das peças mais famosas do século XX, Café Müller, da coreógrafa alemã Pina Bausch. Os projetos para 2026 e 2027 estão em discussão.

2) Desenvolver investigação de trabalho de campo sobre os 2 projetos participativos portugueses – PEDRA, em 2026 e 2027 (WP6)

Os formatos participativos podem incluir demonstrações, oficinas e filmes instrucionais, convidando o público a dançar ele próprio partes de obras de arte, cenas ou frases de dança. Os amadores de dança podem fazer isto na sua própria sala de estar, com os seus amigos, ou nos seus próprios grupos de dança. Estes formatos participativos podem existir independentemente de contextos artísticos organizados profissionalmente. No entanto, podem servir como ferramenta de mobilização no contexto de eventos ao vivo ou festivais. Para além destas ferramentas, desenvolvemos formatos de oficina que podem ser utilizados por profissionais e ativados com diferentes grupos-alvo em diferentes contextos: crianças, jovens, pessoas com mais de 60 anos e pessoas com e sem deficiência. 

3) Contribuir com as principais conclusões da investigação de trabalho de campo portuguesa para os processos de recolha de dados europeus conduzidos pelos parceiros académicos do projeto (WP2 e WP3)

A Coventry University (UK), em colaboração com os parceiros do DanceMap, realizará uma primeira ronda de uma análise qualitativa iterativa, de modo a estabelecer ligações entre métodos, terminologias e infraestruturas tecnológicas utilizadas pelas iniciativas já existentes.

Os parceiros académicos do DanceMap – a  Coventry University (UK), a Antwerp University (BE) e a Hochschule Mainz University of Applied Sciences (DE) – farão uma análise quantitativa e qualitativa exaustiva dos dados do inquérito, para criar um quadro de conhecimentos sobre motivações e valores, contextos e condições, métodos e abordagens. Este quadro identificará, de forma pormenorizada, exemplos de boas práticas, bem como aquilo que está em falta (lacunas e perdas) e porquê. O quadro será convertido numa Wikibase de Gráfico de Conhecimento que permitirá imaginar modelos sustentáveis de património imaterial que vão para além da dança, bem como extrair informação que possa ser aplicada na mudança a nível político.

A Antwerp University fará uma análise aprofundada dos métodos de trabalho das iniciativas de património da dança desenvolvidas pelos principais parceiros dos WP5 e WP6 em Lovaina, Belgrado, Liubliana, Skopje, Berlim, Lisboa, Bruxelas e Telavive. Uma das caraterísticas únicas deste projeto é o facto de reunir investigadores académicos, organizações artísticas e especialistas em políticas, o que permite a abordagem abrangente da teoria fundamentada que está no cerne deste projeto. Neste contexto, será também desenvolvida uma investigação sobre os valores europeus que podem ser cultivados e disseminados através dos patrimónios da dança. 

4) Produzir o resultado final Relatório de boas práticas D6.2 – até 31 de maio de 2026

Relatório de boas práticas sobre formatos digitais e participativos inclusivos para aumentar o envolvimento do público com o património europeu de dança, em colaboração com outros parceiros do WP6 do DanceMap (Formatos participativos).

5) Contribuir com as principais conclusões da investigação de trabalho de campo portuguesa para os resultados finais produzidos por outros parceiros do DanceMap, tais como:

a. D5.3 – Protocolo do projeto de resposta – Protocolo de cooperação entre académicos, arquivistas e artistas sobre o convite a respostas artísticas contemporâneas a material histórico e de arquivo sobre o movimento – até 31 de agosto de 2027.

b. D5.4 – Documentação: Projeto de resposta – Documentação digital do estudo de caso: “Projeto de resposta” – até 31 de maio de 2026.

A Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos obtém a titularidade da Propriedade Intelectual da investigação e dos seus resultados.

O DanceMap é financiado pela União Europeia. No entanto, as opiniões e pontos de vista expressos são apenas dos autores e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Executiva Europeia de Investigação (REA). Nem a União Europeia nem a REA podem ser responsabilizadas pelos mesmos.

© Iolanda Pereira. Cafezinho de Gaya de Medeiros.

11–23 MAR 2025

Candidaturas Abertas
Culturgest
Candidaturas até 23 MAR para o email culturgest.rh@cgd.pt

Financiado pela União Europeia

DanceMap
Partilhar Facebook / Twitter