Este evento já decorreu.

Tim Hecker

Tim Hecker

No Highs

Tim Hecker

No Highs

Com: Fumiya Otonashi

Num grande compêndio da música eletrónica contemporânea, Tim Hecker terá direito a uma boa contribuição, recheada de sons de uma parte considerável da sua discografia. Com efeito, são vinte anos de álbuns que mudaram, várias vezes, o modo como ouvimos não só a sua produção musical como os próprios géneros onde os arrumamos: desde o borbulhar hertziano de Radio Amor até ao mergulho no mundo neo-clássico com Virgins, passando pelo nipónico Konoyo que trouxe até à Culturgest, em 2018, na companhia de Kara-Lis Coverdale e um pequeno ensemble gagaku. É a partir deste ponto no globo que Tim Hecker preparou o seu novo álbum, sabendo de antemão que o seu ponto de chegada é inesperado e, no fundo, o resultado de uma aventura pelo desconhecido. Talvez por isso, não se estranha que recentemente o tenhamos encontrado pelo Ártico, numa expedição de caça à baleia, com a banda sonora para The North Water, uma série para televisão co-produzida pela BBC. Porque a música de Hecker parece sempre apta a ocupar grandes espaços geográficos, culturais e psicológicos, atribuindo-lhes uma nova dimensão.

Tim Hecker - Lotus Light
© DR.

20 ABR 2023
QUI 21:00

Comprar Bilhetes
Auditório Emílio Rui Vilar
16€ (descontos)
M/6

Biografias Tim Hecker e Fumiya Otonashi

Tim Hecker

Com larga experiência de palco, contexto no qual se revela um mestre contemporâneo do volume e textura, tem apresentado as suas obras nos mais reputados locais, do Institute of Contemporary Art (Londres) à Fondation Cartier (Paris), passando por festivais como o Primavera Sound (Barcelona) ou o Unsound Festival (Cracóvia), entre muitos outros. Além do seu trabalho de composição a solo, Hecker tem trabalhado com músicos como Oren Ambarchi, David Bryant (Godspeed You! Black Emperor), Daniel Lopatin (Oneohtrix Point Never) e Aidan Baker. A obra de Hecker inclui ainda comissões para dança contemporânea, diversas composições soltas e bandas-sonoras, como é o caso da sua mais recente composição para Infinity Pool, o novo thriller de Brandon Cronenberg, lançado em janeiro deste ano.

 

Fumiya Otonashi

Fumiya Otonashi é especialista em Gagaku (música tradicional da corte japonesa) e shō (instrumento) de gagaku. Primeiro encontrou gagaku ao estudar música na universidade e, mais tarde, aprendeu dominou o shō. Enquanto tocava gagaku clássico, explorou e apresentou várias formas de tocar o shō e o gagaku. Participou em muitos projetos musicais tanto no Japão como noutros países, incluindo digressões mundiais com Tim Hecker + The Konoyo Ensemble, sessões com a Shuta Hasunuma Philharmonic Orchestra, Hideki Togi, yama, bandas de jazz rock sonoro e DJs.  
 

Apoio

Rádio Futura

Eletrónica

Tim Hecker

Shō, Voz

Fumiya Otonashi

Técnico de som

Chris Fullard

Partilhar Facebook / Twitter