© Mário Rainha Campos
© Mário Rainha Campos
© Mário Rainha Campos
© Mário Rainha Campos
© Mário Rainha Campos
© Mário Rainha Campos

Curators Collective

Ana Fachinetti, Beatriz Brito, Catarina Rodrigues, Eduardo Rovisco, Francisca Larsson, Helena Matos, Iara Rodrigues, Inês Ferreira, Joane Carvalho, Madalena Gonçalves, Madalena Rodrigues, Marta Pais, Matilde Milhões Maia, Rita Teixeira Paula, Sofia Antunes, Teresa Morgadinho e Vasco Carneiro

E ainda: Antónia Honrado, Camille Bourdeau, Filipa Oliveira (curadora assistente), João Belo, Mário Rainha Campos, Raquel Ribeiro dos Santos, Sílvia Moreira

 

O Coletivo de Curadores é um projeto de participação da Culturgest em parceria com a Casa da Cerca. É um projeto de cidadania, de democratização e de acesso às instituições, que tem como objetivo abrir à comunidade as práticas curatoriais e o processo de conceção, produção e realização de exposições.

Dezassete jovens de Lisboa e Almada, sem experiência prévia, assumem o papel de curadores, tendo como ponto de partida a Coleção de arte contemporânea da Caixa Geral de Depósitos.

Mais do que uma exposição trata-se de um processo de formação destes jovens, não apenas em arte contemporânea e curadoria, mas em práticas de participação, de emancipação e de cidadania. Os encontros semanais, que iniciaram em outubro de 2020, contam com vários momentos de aprendizagem que possibilitam ao grupo uma visão total do que é o processo de idealização de uma exposição.

Os jovens exploram o universo da arte contemporânea e trabalham em conjunto com várias equipas – da comunicação à montagem da exposição – desde a visita às obras nas reservas até ao momento em que as obras serão expostas no Museu de Almada.

A exposição final conta com o resultado de vários meses de negociação coletiva, em que se desenvolve uma capacidade de conjugar o gosto individual com os interesses, descobertas e desejos tecidos em grupo. Destroem-se barreiras hierárquicas tradicionais dentro das instituições - profissionais da arte e da cultura, tanto da Culturgest como da Casa da Cerca, dão o seu tempo a estes jovens e participam num processo de entrega de poder, em que os amadores são os principais decisores, e os profissionais se mantêm na retaguarda, a apoiar a concretização do projeto.

 

Sobre o projeto:

Fazer exposições é uma forma de expressar ideias e pensamentos. É uma forma, muito concreta e real, de dar voz às histórias de cada um. No Coletivo de Curadores propomos a criação coletiva de uma exposição com obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos. Uma negociação de ideias, coletiva e dialogada, sobre como pode ser a forma física de apresentar as narrativas e as inquietações comuns deste grupo através das obras de arte selecionadas.

Destinado a pessoas com e sem experiência nas artes visuais, mas limitada à faixa etária dos 16 aos 19 anos, os participantes terão a oportunidade de navegar pelo universo da curadoria e das práticas museológicas com a orientação de uma curadora profissional e vários especialistas convidados.

Os encontros serão semanais, em horário a estipular entre os participantes selecionados, e a inauguração está prevista para maio de 2021.

Applications closed

OUT 20 — MAY 21

Culturgest and online

FREE PARTICIPATION

90 min

15 pax

Informations:
culturgest.participar@cgd.pt
(+351) 21 761 90 78

Age guidance: 16 – 19 years old

15 JUN – 2 OUT 2021
COREOGRAFIA DA ATENÇÃO

Coreografia da Atenção é uma criação coletiva. Um conjunto de diversas obras que comunicaram individual e coletivamente com cada curador. É através delas que os jovens curadores do Coletivo contam a história do caminho que percorreram até agora e, através da sua disposição, o que aprenderam. Uma coreografia da atenção para ser experienciada por cada visitante.

Descubra o microsite do projeto

Activity History

Share Facebook / Twitter