This is a past event.

Nivhek

Nivhek

Engine (with a Film by Takashi Makino)

Nivhek

Engine (with a Film by Takashi Makino)

Opening guest Nyokabi Kariũki

Suddenly, in a dream, Liz Harris found the name Nivhek. The pieces came later, and they fitted perfectly. Interviewed for editorial independent music website The Quietus, Harris said “I don't have to think about a lot of the stuff I do creatively, I just kind of get told to do it”. After Shade, released in 2021 as Grouper, Harris reactivates her moniker Nivhek to bring us Engine, a new live show that began as a one night only event at the Portland Institute for Contemporary Art in March 2023. Engine materializes Harris’s self-confessed obsession with engine sounds from cars and trains, and noise explosions heard at drag races. For Harris, that is the sound of excess, power, sex, destruction, capitalism, and oil becoming an airborne pollutant. All the same those are the sounds of transformation, from which comes life. With an original film by Takashi Makino shown in the background, Engine is a large stage machine of guttural bass tones and constant revving up that mimics our heartbeat and breathing, and pumps the blood in our veins.

Before Liz Harris goes on stage, we'll be receiving a concert by Nyokabi Kariũki, who is making her debut in Portugal. We'll mainly hear music from her latest album Feeling Body, released this year, where she composed an intimate piece about her long recovery from Covid in 2021. It's a sound journal, made up of fragments, about his physical and emotional recovery.

© Colm Moore.

08 NOV 2023
WED 21:00

Buy Tickets
Emílio Rui Vilar Auditorium
15€ (discounts)
M/6

Biografias Nivhek, Takashi Makino, Nyokabi Kariũki

Nivhek

Nivhek é um projeto paralelo de Liz Harris, uma artista sonora do Noroeste do Pacífico, amplamente elogiada por seu trabalho sob o nome de Grouper. Embora os álbuns de Grouper se tenham tornado gradualmente mais íntimos e focados nas músicas, a estreia de Nivhek, em 2019, (After Its Own Death/Walking in a Spiral Towards the House), contém alguns dos trabalhos mais abstratos e até ritualísticos de Harris.
Harris cresceu na área da baía de São Francisco, na comuna Fourth Way. Como Grouper, inspirada pelo seu crescimento na comuna, começou a editar músicas experimentais compostas por vocais fortemente distorcidos, lançando um cd de estreia, em 2005. Quando lançou o quinto álbum, Dragging a Dead Deer Up a Hill, em 2008, a sua sonoridade evoluiu para uma espécie de folk rock etéreo, com guitarras melódicas e vocais mais claros (embora ainda cheios de reverberação), tendo continuado a lançar novos e aclamados trabalhos ao longo da década de 2010. Com Ruins (2014) e Grid of Points (2018), a música de Grouper tornou-se muito mais esparsa e esquelética do que antes, consistindo quase inteiramente de piano e voz. Por outro lado, o álbum de Harris de 2019 como Nivhek, After Its Own Death/Walking in a Spiral Towards the House, contém peças experimentais longas e sem pressa construídas a partir de gravações de campo, Mellotron e pedais de efeitos quebrados, meditando sobre perda e confusão.

Takashi Makino

Japonês (1978) a viver em Tóquio, é artista e realiza filmes experimentais. Formado em Fotografia de Cinema, na Nihon University College of Art, no Japão, em 2001, fez um estágio com os Quay Brothers, em Londres, durante o qual estudou principalmente música e iluminação para cinema. Vencedor de vários prémios em diversos festivais, os seus filmes têm sido exibidos em diversos festivais de cinema e de videoarte em todo o mundo.

Nyokabi Kariũki

Peace Places: Kenyan Memories (2022, SA Recordings) até seu álbum de estreia Feeling Body (2023, cmntx Records), foi descrito como “hábil” (The Quietus) e “transcendente” (The Guardian), com o Bandcamp a destacá-la como “uma voz crucial na composição contemporânea e na música experimental”. Nyokabi Kariũki procura criar arte significativa e desafiadora, iluminada por um compromisso com a preservação e reflexão sobre o pensamento, a língua e as histórias africanas.

Support

Rádio Futura

Records, synthesisers

Liz Harris

Film

Takashi Makino

Share Facebook / Twitter