Polis: A Política da Cidade

Polis: A Política da Cidade

Paola Viganò, João Ferrão

Polis: A Política da Cidade

Paola Viganò, João Ferrão

Curator and moderator: João Seixas

Como escreveu o filósofo e urbanista francês Paul Virilio, ”não há política sem cidade. Não há realidade da história sem a história da cidade. A cidade é a maior forma política da história.” A cidade é uma construção coletiva onde se cruzam e confrontam uma miríade de interesses, estratégias e poderes. Uma complexidade que, obviamente, exige política. No sentido aristotélico, a polis é sobretudo política e cidadania – cada indivíduo faz parte de um espaço e de uma comunidade, tendo a possibilidade, ou mesmo a responsabilidade, de participar e contribuir para o bem comum. 
Na cidade contemporânea permanecem válidos estes axiomas? Que novos espaços públicos e veículos de representação, de ação social e de afirmação política para as cidades do futuro? Um debate com a arquiteta Paola Viganò e o geógrafo João Ferrão.

11 MAR 2026
WED 19:00

Book your seat
Small Auditorium
Free admission*
Duration 2h

*By pre-booking or collecting your ticket 15 minutes before the event (limited to the venue's to capacity).

On the day of the event, pre-bookings that have not been collected will be made available 15 minutes before the start of the event.

In English

BIOGRAFIAS

Paola Viganò é arquiteta e professora no IAU Venice e na École Polytechnique Fédérale de Lausanne. É uma das vozes centrais nos debates europeus sobre as grandes questões do desenvolvimento urbano contemporâneo, tanto em trabalhos teóricos como práticos. Lidera o Laboratório de Urbanismo (Lab-U), com investigação centrada em novas formas de urbanização e renovação ecológica das cidades. Em conjunto com Bernardo Secchi, fundou o estúdio de arquitetura Studio, responsável por planos urbanísticos em cidades como Bérgamo, Siena, Antuérpia, Lille, Montpellier e, mais recentemente, Grand Paris. Recebeu diversos prémios, entre os quais o Grand Prix d’Urbanisme e a medalha de ouro da arquitetura italiana. 

 

João Ferrão é geógrafo e investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sendo uma das vozes mais respeitadas no pensamento urbano e territorial em Portugal. Foi consultor da OCDE e da Comissão Europeia, presidente da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e pró-reitor da Universidade de Lisboa. Colabora regularmente com autarquias e associações de desenvolvimento local. Coordena a plataforma SDG Local, uma iniciativa que visa promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas entre os municípios portugueses.

 

Share Facebook / Twitter