Urbs: O Corpo da Cidade
Urbs: O Corpo da Cidade
Curator and moderator: João Seixas
Que corpo tem uma cidade? De que elementos se compõe, como evolui e se transforma? A forma como os espaços e sistemas urbanos se estruturam afeta a sociedade, a economia e os direitos de cada coletivo? Hoje enfrentamos uma complexidade urbana difícil de perceber e de gerir. Décadas de crescimento urbano, concentração de empresas e grandes centros comerciais, especulação financeira e habitação precária estão a recompor a função e a mobilidade da cidade e os próprios direitos urbanos. A nova natureza da cidade surge como uma soma de espaços e experiências variadas, hiperconectadas, mas muitas vezes sem consistência. Diante destes desafios, como podemos reorganizar as estruturas urbanas para tornar o dia a dia mais vivido e partilhado? Abordamos estas questões com o urbanista Salvador Rueda, da Fundación de Ecologia Urbana y Territorial, Barcelona, e a economista Patrícia Melo, do ISEG – Lisbon School of Economics and Management.
04 FEB 2026
WED 19:00
Free admission*
Duration 2h
*By pre-booking or collecting your ticket 15 minutes before the event (limited to the venue's to capacity).
On the day of the event, pre-bookings that have not been collected will be made available 15 minutes before the start of the event.
In Portuguese and Spanish
BIOGRAFIAS
Patrícia Melo é economista e professora no ISEG, Universidade de Lisboa. Especialista em economia urbana e regional, economia e geografia dos transportes. As suas principais áreas de interesse incluem a relação entre investimento em transportes, economias de aglomeração e desempenho económico; as causas das disparidades espaciais no desenvolvimento regional; e a relação entre procura de mobilidade, mobilidade sustentável e estrutura espacial urbana.
Salvador Rueda é urbanista e ecologista urbano da Fundación de Ecologia Urbana y Territorial, Barcelona. Desde 2000, é Diretor da Agência de Ecologia Urbana, focando-se em ecologia urbana e sustentabilidade. Criador de diversos conceitos e projetos sobre urbanismo ecossistémico, nomeadamente as famosas “super-illas” e os bairros ecológicos. Autor de vários livros sobre planeamento ecossistémico e urbanismo ecológico.