No âmbito da divulgação da exposição Fantasma Gaiata. A Coleção da CGD, com curadoria de Bruno Marchand, destaca-se a obra AVESSO (2011) da dupla de artistas Von Calhau!. A exposição, inserida na celebração dos 30 anos da Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósito (1993-2023), está patente na Culturgest, em Lisboa, de 14 de outubro de 2023 a 11 de fevereiro de 2024.

Em atividade desde 2006, Marta Ângela e João Alves formam a dupla de artistas Von Calhau! que têm desenvolvido um trabalho colaborativo nas áreas da música e das artes visuais. A sua investigação artística tem-se concentrado, predominantemente, no cruzamento disciplinar: filmes e vídeos; performances; instalações; disciplinas gráficas, como o desenho e a edição de livros; e também, obras bordadas em tecido, como a peça Rombordados (2020), pertencente à Coleção da CGD.

O filme AVESSO (2011) apresenta uma narrativa delirante que transporta o espetador para um universo onírico e ensimesmado numa lógica e linguagem muito próprias destes artistas. Numa paisagem que oscila entre dois mundos distintos – primitivo e futurista –, duas personagens – uma vestida de fato de leopardo e outra vestida de lepra (doença, que segundo os artistas “lembra a carochinha”) – vagueiam presas pela cintura por um cordão umbilical. Esta tensão, parece ser controlada por um homem primitivo e cego que, ao som do pífaro do amolador, rasga uma bandeira com as cores portuguesas, mas onde a esfera armilar é substituída pela forma de uma vulva. Neste momento, após um grande esforço de resistência, o cordão cede, abre-se uma cratera fumegante, as duas personagens são atiradas pelo ar e aterram juntas. O filme, cheio de simbolismos e relações, parece deixar o seu livre significado à deriva das possíveis interpretações. Deste modo, o espetador é forçado a pensar e a sentir com os seus conhecimentos e experiências, antes de formular um discurso e uma narrativa sobre aquilo a que está a assistir.

Von Calhau! têm apresentado o seu trabalho em diversas instituições nacionais e internacionais, como: Galeria ZDB, Fundação de Serralves, Instituto Araújo Porto, Culturgest, Palais de Tokyo (Paris), Atelier MTK (Grenoble), MUSAC (León), Mackintosh Museum (Glasgow), Kunstraum (Londres). Participaram em diversos festivais, tais como Netmage (Bolonha), Kraak (Berlim) ou Les Urbaines (Lausanne), BoCa, (Lisboa), VideoBrasil (São Paulo).

Hugo Dinis

VON CALHAU!
AVESSO
2011
Filme 16mm transferido para vídeo full HD, 16’, ed.3/6
Inv. 275511
Realização / Edição / Som: Von Calhau!
Câmara / Edição: Frederico Lobo
Atuação: Pete Alves / Von Calhau!
Assistência: Filipe Rebelo
Este filme foi realizado no âmbito de um projeto de residências artísticas e exposições site-specific coproduzido por Fundação de Serralves e Sonae.
Pesquisar Coleção
Partilhar Facebook / Twitter