Suficiência e Regeneração
Suficiência e Regeneração
Quando os limites do planeta se tornam inegociáveis, surge a questão: conseguiremos implementar, num futuro próximo, práticas e políticas que reduzam a procura por energia, materiais, solo e água, garantindo simultaneamente o bem-estar das comunidades? Para evitar repetir os erros do passado, é urgente refletir sobre a regeneração deste sistema e resolver a crise alimentar com outras abordagens que priorizem a suficiência e a equidade.
Agata Meysner, do Generation Climate Europe, a maior coligação de justiça climática liderada por jovens na Europa, e Inês Costa Pereira, da Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Viseu, trazem contributos para esta discussão.
PROGRAMA
16:30 – Boas-vindas | Francisco Ferreira
16:35 – Suficiência: uma abordagem transformada em solução?
Conseguiremos num futuro próximo implementar um conjunto de medidas e práticas quotidianas que evitam a procura de energia, materiais, solo e água, enquanto continuamos a proporcionar bem-estar humano para todos dentro dos limites do planeta?
• 16:35 – Apresentação: Agata Meysner | Generation Climate Europe
• 16:50 – Mesa-redonda: Agata Meysner, Susana Fonseca (ZERO), Filipa Saldanha (Crédito Agrícola), com moderação de Vera Moutinho (jornalista e docente)
• 17:20 – Sessão de perguntas e respostas
17:30 – Sistema alimentar global: ainda vamos a tempo de o regenerar?
O sistema alimentar global é insustentável para as pessoas e para o planeta, mas é possível resolver a crise alimentar mundial com as mesmas abordagens políticas que a criaram?
• 17:30 – Apresentação: Inês Costa Pereira | CERNAS ESA/IPV – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Escola Superior Agraria do Instituto Politécnico de Viseu
• 17:45 – Mesa-redonda: Inês Costa Pereira, Francisco Ferreira (ZERO), João Cruz (BCSD Portugal), com moderação de Fernando Peixeiro (jornalista da Agência Lusa)
• 18:20 – Sessão de perguntas e respostas
03 DEZ 2025
QUA 16:30
Entrada gratuita*
Duração 2h
Em inglês e português
*mediante pré-inscrição disponível em culturgest.pt ou levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação da sala). As pré-inscrições não levantadas são disponibilizadas 15 min. antes do início da conferência
BIOGRAFIAS
Agata Meysner é ativista da justiça climática, empreendedora sem fins lucrativos e oradora global da Polónia. Foi cofundadora e lidera a Generation Climate Europe (GCE), a maior coligação de justiça climática liderada por jovens na Europa. É membro da Universidade de Oxford, embaixadora do One Young World e líder da realidade climática. Agata aconselhou várias organizações internacionais de relevo, incluindo a OCDE, a UNICEF e a Comissão Europeia, e palestrou em palcos globais ao lado de importantes líderes políticos e de pensamento. A sua especialidade inclui a nova economia, a justiça intergeracional e os limites planetários.
Inês Costa Pereira, arquiteta paisagista e mestre em cidadania ambiental e participação. Atualmente está a terminar o doutoramento sobre a transição agroecológica da agricultura familiar em Portugal. Trabalhou em projetos de arquitetura paisagista e ordenamento do território. Desde 2019, tem focado o seu trabalho em agroecologia: integra o CERNAS ESA/IPV – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Escola Superior Agraria do Instituto Politécnico de Viseu, faz parte do grupo de investigação-ação da mesma escola, focado em agroecologia, agricultura familiar e mulheres agricultoras, esteve no início do projeto Caravana Agroecológica (cE3c-FCUL), e colabora com a Associação Alimentar Cidades Sustentáveis. Faz parte do coletivo dinamizador da Rede de Agroecologia em Portugal organizador da I e II Confluência pela Agroecologia em Portugal (em abril de 2023 e julho 2025).