Este evento já decorreu.
Potável: As Águas que Bebemos e Cuidamos
Potável: As Águas que Bebemos e Cuidamos
A água é um recurso que precisamos de cuidar, tanto no que diz respeito à sua gestão para períodos de escassez, como no que diz respeito à sua qualidade.
Em debate estão os desafios da preservação da qualidade da água, a necessidade de uma gestão integrada dos recursos hídricos e a importância do envolvimento cívico na defesa dos rios e aquíferos. Em tempos de crise climática, o convite é para uma ação coletiva com o intuito de garantir a água potável para as gerações futuras.
Este encontro conta com Sara Correia, da Associação ZERO, mestre em engenharia do ambiente e especialista em políticas de gestão de água, Américo Ferreira, da GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, economista com vasta experiência em projetos internacionais de água e saneamento, e Francisco Pinheiro e Nuno Barroso, do coletivo Guarda Rios, que investiga e celebra os ecossistemas ribeirinhos através da arte e da ação comunitária.
18 NOV 2025
TER 19:00
Entrada gratuita*
Duração 2h
Em português
*mediante pré-inscrição disponível em culturgest.pt ou levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação da sala). As pré-inscrições não levantadas são disponibilizadas 15 min. antes do início da conferência
BIOGRAFIAS
Américo Ferreira é Presidente Comissão Executiva do GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente com atividade desde 1981. Participação nos órgãos sociais da PASC - Casa da Cidadania, Câmara Comércio Indústria Luso-Sul-africana e Câmara Comércio Indústria Portugal-Angola. Economista realizou Mestrado em Liderança de Pessoas e Organizações. Gestor no sector da água & saneamento durante 25 anos em projetos internacionais com o suporte de organismos multilaterais.
Guarda Rios é um coletivo de investigação e criação em torno dos territórios ribeirinhos. Propõe uma cultura da água e uma aproximação aos rios, através de ações artísticas participativas e processos de coaprendizagem, convivialidade e celebração. Dada a crescente desertificação do território, mostra-se crucial olhar para os rios e os seus ecossistemas, bem como para as culturas ancestrais que deles dependem. Desde 2019 que este coletivo tem mapeado questões relacionadas com a gestão da água ou o impacto humano sobre os ecossistemas fluviais e partilhado em caminhadas, encontros, exposições e eventos, dos quais se destacam o Desejar – Movimento de Artes e Lugares Comuns / Braga 25 (2025); Programa Atos do Teatro Nacional D. Maria II / Fundação Calouste Gulbenkian (2023); Ilustração à Vista – Desenhar um Território, 23 Milhas, Ílhavo (2022) ou Não É Nada É Isto Tudo – Appleton Box, Lisboa (2021). Coletivo Guarda Rios: guardarios.org
Sara Correia, ZERO- Associação Sistema Terrestre Sustentável. Mestre em Engenharia do Ambiente, com especialização em Engenharia Sanitária pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente exerce funções como Policy Officer na ZERO, atuando na área de Recursos Hídricos. Com experiência na gestão de projetos e no acompanhamento de políticas nacionais e europeias relacionadas com a gestão da água e de resíduos urbanos. Os seus interesses incluem a promoção da sustentabilidade, a preservação da qualidade da água e a gestão integrada de recursos hídricos.