Este evento já decorreu.

Ampla - Mostra de cinema

Ampla - Mostra de cinema

Ampla - Mostra de cinema

Chega à Culturgest a primeira edição da Ampla, uma mostra de cinema que reúne uma seleção de filmes premiados em 2021 nos principais festivais em Portugal, entre eles Curtas Vila do Conde, Fantasporto, MOTELX, Festival Queer, MONSTRA, Doclisboa, IndieLisboa. É uma oportunidade única para ver o melhor cinema português e mundial, entre curtas e longas-metragens, de documentários a filmes de terror, sem esquecer duas sessões dirigidas ao público mais novo. 

Para ser o mais inclusiva possível, todos os filmes são exibidos com legendas, interpretação em língua gestual portuguesa e audiodescrição, convidando também as pessoas com necessidades específicas a desfrutarem das sessões. Estão ainda contempladas duas sessões descontraídas que decorrem num ambiente mais relaxado. Em paralelo decorrem dois workshops abertos ao público em geral e uma masterclass dirigida aos profissionais de cinema.

© "Minyan", Eric Steel, 2020. Prémio / Festival de cinema português: Prémio Melhor Filme Competição Longas-Metragens / Queer Lisboa.
© "Elo", Alexandra Ramires.   Prémio / Festival de cinema português: Prémio Melhor Curta-metragem Portuguesa / Festival MONSTRA.
© "No táxi do Jack", Susana Nobre Portugal. Prémio / Festival de cinema português: Prémio Melhor Longa-Metragem Portuguesa / IndieLisboa.
© "Les Prières de Delphine", Rosine Mbakam. Prémio / Festival de cinema português: Grande Prémio Longa-Metragem Cidade de Lisboa / IndieLisboa.
© "Wolfwalkers", Tomm More e Ross Stewart. Prémio / Festival de cinema português: Grande Prémio Monstra Longas-Metragens / MONSTRA.
© "A Metamorfose dos Pássaros", Catarina Vasconcelos, Portugal, 2020. Prémio / Festival de cinema português:Prémio do Público / Caminhos do Cinema Português.
© "Dar-Dar", Paul Urkijo Alijo. Prémio / Festival de cinema português: Prémio Melhor Curta-metragem / Fantasporto.
© "Um fio de baba escarlate", de Carlos Conceição. Prémio / Festival de cinema português:Menção Especial-Melhor Longa-Metragem de Terror Europeia / MOTELX.
© "Vaga Carne", Ricardo Alves Jr e Grace Passô. Prémio / Festival de cinema português:Vencedor Competição Queer Art / Queer Lisboa.
© "Alcindo", Miguel Dores. Prémio / Festival de cinema português: Grande Prémio & Prémio Melhor Documentário / Caminhos do CinemaPortuguês; Prémio do Público Competição Transversal / Doclisboa.
© "Miraflores", Rodrigo Braz Teixeira. Prémio / Festival de cinema português: Grande Prémio Nacional / FEST.
© "Sticker", Georgi M. Unkovski. Prémio / Festival de cinema português: Melhor Curta-Metragem / Festival de Cinema Avanca.
© "Easter Eggs", Nicolas Keppens. Prémio / Festival de cinema português: Grande Prémio CINANIMA Curtas-Metragens / CINANIMA.
© "Souvenir, Souvenir", Bastien Dubois. Prémio / Festival de cinema português: Menção Honrosa Documentário / CINANIMA.
© "L’enfant salamandre", Théo Dégen. Prémio / Festival de cinema português: Prémio Melhor Filme de Ficção / Curtas Vila do Conde.
© "Noite turva", Diogo Salgado. Prémio / Festival de cinema português: Prémio Melhor Curta-metragem / Caminhos do Cinema Português.
© "Vanille", Guilaume Lorin. Prémio / Festival de cinema português: Prémio Melhor Filme Competição Curtinhas / Curtas Vila do Conde.
© "Only a Child", Simone Gianpaolo. Prémio / Festival de cinema português: Prémio Melhor Filme de Animação / Festival de Cinema Avanca.
© "Orgiastic Hyper-Plastic", Paul Bush. Prémio / Festival de cinema português: Prémio Melhor Curta-Metragem Internacional / MONSTRA.
© "Matilda and the Spare Head", Ignas Meilunas. Prémio / Festival de cinema português: Grande Prémio Monstrinha Pais e Filhos / MONSTRA.
© "Totem", Katrine Glenhammer. Prémio / Festival de cinema português: Prémio do Público FESTINHA / FEST.
© "Madrugada", Leonor Noivo. Prémio / Festival de cinema português:Prémio Melhor Filme Nacional / Curtas Vila do Conde.
© "Distopia", Tiago Afonso. Prémio / Festival de cinema português: Melhor Filme Competição Portuguesa / Doclisboa; Prémio Cinema Falado em Português / Porto/Post/Doc.

PROGRAMA COMPLETO

Sessão de Abertura - 25 MAR 20:30

Minyan, de Eric Steel
EUA * Ficção * 2020 * 118 min * +18 anos

Sessão Descontraída - 26 MAR 15:30
Guião sessão descontraída 26 MAR

Elo, de Alexandra Ramires
Portugal, França * Animação * 2020 * 11 min
+
No táxi do Jack, de Susana Nobre
Portugal * Documentário, ficção * 2021 * 70 min

26 MAR 18:30

Les Prières de Delphine, de Rosine Mbakam
Bélgica, Camarões * Documentário * 2021 * 91 min

Sessão Infantil + 8 anos - 27 MAR 11:30

Wolfwalkers, de Tomm Moore e Ross Stewart
Irlanda * Animação * 2020 * 103 min.

27 MAR 15:30

A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos
Portugal * Documentário, Ficção * 2020 * 101 min

Sessão Terror - 1 ABR 20:30

Dar-Dar, de Paul Urkijo Alijo
Espanha * Ficção * 2020 * 10 min *+18 anos
+
Um fio de baba escarlate, de Carlos Conceição
Portugal * Ficção * 2021 * 59 min *+18 anos

2 ABR 15:30

Vaga Carne, de Ricardo Alves Jr e Grace Passô
Brasil * Ficção * 2019 * 45 min * +16 anos
+
Alcindo
, de Miguel Dores
Portugal * Documentário * 2021 * 75 min

Sessão de Curtas - 2 ABR 18:30

Miraflores, de Rodrigo Braz Teixeira
Portugal * Ficção * 2020 * 18 min
+
Sticker, de Georgi M. Unkovski
Macedónia * Ficção * 2019 * 18 min
+
Easter Eggs, de Nicolas Keppens
Bélgica, França, Holanda* Animação * 2020 * 14 min
+
Souvenir, Souvenir
, de Bastien Dubois
França * Animação * 2020 * 15 min
+
L’enfant salamandre
, de Théo Dégen
Bélgica * Ficção * 2020 * 26 min
+
Noite turva
, de Diogo Salgado
Portugal * Ficção * 2020 * 14 min

Sessão de Curtas Infantil +8 anos / Sessão Descontraída - 3 ABR 11:30
Guião sessão descontraída 3 ABR

Vanille, de Guilaume Lorin
França, Suiça * Animação * 2020 * 29 min

Only a Child, de Simone Giampaolo
Suiça * Animação * 2020* 6 min
+
Orgiastic Hyper-Plastic, de Paul Bush
Dinamarca * Animação * 2020 * 9 min
+
Matilda and the Spare Head, de Ignas Meilunas
Lituânia * Animação * 2020 * 13 min
+
Totem, de Katrine Glenhammer
Dinamarca * Animação * 2020 * 10 min

3 ABR 15:30

Madrugada, de Leonor Noivo
Portugal * Documentário. Ficção * 2021 * 28 min

Distopia, de Tiago Afonso
Portugal * Documentário * 2021 * 62 min

Trailer AMPLA - Mostra de Cinema
© Sticker, de Georgi M. Unkovski, Macedónia, 2019.

25–27 MAR 2022

1–3 ABR 2022

Comprar Bilhetes
Pequeno Auditório
Preço normal: 4€
M/12

Todos os filmes são legendados em português, interpretados em Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição.

PROGRAMA DETALHADO
em amplamostra.pt

No caso de não conseguir efetuar a compra do seu bilhete na plataforma da Ticketline ou caso queira adquirir bilhetes para lugares destinados a pessoas que usam cadeiras de rodas, por favor contacte a bilheteira da Culturgest através do telefone 217905155 ou culturgest.bilheteira@cgd.pt

Recursos de Acessibilidade + info

RECURSOS DE ACESSIBILIDADE

Audiodescrição

A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, ampliando o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão a conteúdos audiovisuais ou outros produtos culturais. Consiste num narrador que descreve, durante as pausas dos diálogos, de forma clara e concisa - e desde que não perceptíveis através da audição - a ação, a linguagem corporal, as expressões faciais, os cenários e os figurinos. A audiodescrição será disponibilizada pré-gravada e por meio de auriculares que serão entregues a quem o solicitar antes das sessões.

 

Interpretação em Língua Gestual Portuguesa

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é considerada a língua natural das pessoas Surdas, tendo sido aprovada em 1997 pela constituição da república. É produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e tem um vocabulário e gramática próprios. Esta é, portanto, a forma de comunicação usada por grande parte da comunidade surda. Nas sessões, os diálogos dos filmes serão traduzidos e interpretados por um intérprete de LGP sendo este recurso disponibilizado pré-gravado.

 

Legendas

As legendas em português disponibilizadas serão adaptadas para que a comunidade surda que não fala LGP ou as pessoas com dificuldades de audição possam também desfrutar das sessões. Estas legendas incluem notas como sons relevantes para a narrativa ou a identificação de intervenientes que estejam fora da imagem. Mais sintéticas e ajustadas em termos de tempo de leitura, estas legendas também são úteis para crianças em idade de aprendizagem da leitura e estrangeiros com pouco domínio da língua portuguesa.

 

Sessões descontraídas

São sessões que decorrem numa atmosfera mais descontraída e acolhedora e com regras mais tolerantes no que diz respeito ao movimento e ao barulho na sala. Destina-se a todas as pessoas e famílias que prefiram um ambiente com reduzidos níveis de ansiedade, famílias com crianças pequenas, pessoas com deficiências sensoriais, sociais ou de comunicação, pessoas com condições do espectro autista (ASD), incluindo síndrome de Asperger, pessoas com deficiência intelectual, crianças com défice de atenção, pessoas com síndroma de Down, pessoas com síndroma de Tourette e seniores em estados iniciais de demência. Uma semana antes da realização da Mostra, será disponibilizada a história visual - documento que contém informação e imagens sobre o espaço e a sessão para ajudar o público a preparar a sua participação - correspondente a cada uma das sessões descontraídas.

 

Acessibilidade no espaço físico

O espaço exterior e interior da Culturgest estará preparado para receber pessoas que usam cadeiras de rodas ou que têm algum tipo de condicionamento físico, temporário ou permanente. Será possível aceder de forma autónoma ao pequeno auditório através de um elevador ou solicitar a ajuda de um assistente. No exterior, junto à entrada principal do edifício, será permitido parar uma viatura para facilitar a largada destes passageiros. Na lateral do edifício encontram-se dois lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada.

Organização

Horta SecaDupla CenaJavali Mágico

Recursos de Acessibilidade

Recursos AcessibilidadeAcesso Cadeira de Rodas
Partilhar Facebook / Twitter