Este evento já decorreu.

Contra o Tecno-Capacitismo

Contra o Tecno-Capacitismo

Ashley Shew, Diana Niepce

Contra o Tecno-Capacitismo

Ashley Shew, Diana Niepce

Esta conversa entre Ashley Shew e Diana Niepce convida-nos a repensar as interseções entre tecnologia, deficiência e justiça social, abordando o capacitismo presente nas narrativas tecnológicas. Em vez de refletir sobre as tecnologias apenas para “corrigir” corpos, Shew propõe ouvir as experiências dos “ciborgues reais”, quem vive com e através dessas inovações. A partir do seu livro Against Technoableism, Shew tem vindo a desafiar a percepção de que, neste contexto, as tecnologias são desenvolvidas numa ótica normativa da eficácia do corpo, e promove visões de futuros tecnológicos liderados por e para pessoas com deficiência, valorizando os saberes de comunidades historicamente marginalizadas.

Shew é professora associada em Ciência, Tecnologia e Sociedade na Virginia Tech e investigadora principal de um projeto de ensino superior que apoia a criação de um centro regional de tecnologia para a comunidade de pessoas com deficiência (DisCoTec), fornecendo orientação para o desenvolvimento de futuros tecnológicos orientados para a deficiência e estimulando a investigação nas áreas das humanidades, educação, artes e justiça.

Ashley Shew, Diana Niepce - Contra o Tecno-Capacitismo
© Mallory Kay Nelson.

02 OUT 2025
QUI 19:00

ONLINE 2 OUT
Online
Gratuito
Duração 60 min.

Em inglês, com legendagem em português e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

BIOGRAFIAS

Ashley Shew é professora associada de Ciência, Tecnologia e Sociedade na Virginia Tech. A sua investigação actual situa-se na intersecção entre os estudos da tecnologia, a ética da biotecnologia e os estudos da deficiência. Recebeu uma bolsa NSF CAREER pelo seu trabalho sobre narrativas de deficiência relacionadas com tecnologia (#1750260, Disability, Experience, and Technological Imagination, 2018-2023) e é actualmente investigadora principal de um projecto financiado pela Andrew W. Mellon Foundation, destinado à criação de um centro regional Disability Community Technology (DisCoTec). O seu livro mais recente, Against Technoableism: Rethinking Who Needs Improvement (2023), e o manual aberto que tem em preparação com Hanna Herdegen, Technology and Disability, centram-se nas histórias que pessoas com deficiência contam sobre tecnologias que nem sempre são reconhecidas ou esperadas.

O seu trabalho anterior incidiu na filosofia da tecnologia, com interesse particular no conhecimento tecnológico, nos estudos sobre animais e nas tecnologias emergentes. Foi recentemente co-editora-chefe da revista Techné, da Society for Philosophy and Technology (2020-2024). É autora de Technological Knowledge and Animal Constructions (2017) e co-editora de três volumes sobre filosofia da tecnologia: Spaces for the Future (com Joe Pitt, 2017), Feedback Loops (com Andrew Garnar, 2020) e Reimagining Philosophy and Technology, Reinventing Ihde (com Glen Miller, 2020).

Shew defende uma investigação interdisciplinar, inclusiva e voltada para o público. Tem escrito para IEEE Technology & Society, Nursing Clio, Nature, The Chronicle of Higher Education e Inside Higher Ed. Participa activamente no movimento local de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, no âmbito do projeto Europe Beyond Access II

UE + EBA
Partilhar Facebook / Twitter