Este evento já decorreu.
Contra o Tecno-Capacitismo
Contra o Tecno-Capacitismo
Esta conversa entre Ashley Shew e Diana Niepce convida-nos a repensar as interseções entre tecnologia, deficiência e justiça social, abordando o capacitismo presente nas narrativas tecnológicas. Em vez de refletir sobre as tecnologias apenas para “corrigir” corpos, Shew propõe ouvir as experiências dos “ciborgues reais”, quem vive com e através dessas inovações. A partir do seu livro Against Technoableism, Shew tem vindo a desafiar a percepção de que, neste contexto, as tecnologias são desenvolvidas numa ótica normativa da eficácia do corpo, e promove visões de futuros tecnológicos liderados por e para pessoas com deficiência, valorizando os saberes de comunidades historicamente marginalizadas.
Shew é professora associada em Ciência, Tecnologia e Sociedade na Virginia Tech e investigadora principal de um projeto de ensino superior que apoia a criação de um centro regional de tecnologia para a comunidade de pessoas com deficiência (DisCoTec), fornecendo orientação para o desenvolvimento de futuros tecnológicos orientados para a deficiência e estimulando a investigação nas áreas das humanidades, educação, artes e justiça.
02 OUT 2025
QUI 19:00
Gratuito
Duração 60 min.
Em inglês, com legendagem em português e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
BIOGRAFIAS
Ashley Shew é professora associada de Ciência, Tecnologia e Sociedade na Virginia Tech. A sua investigação actual situa-se na intersecção entre os estudos da tecnologia, a ética da biotecnologia e os estudos da deficiência. Recebeu uma bolsa NSF CAREER pelo seu trabalho sobre narrativas de deficiência relacionadas com tecnologia (#1750260, Disability, Experience, and Technological Imagination, 2018-2023) e é actualmente investigadora principal de um projecto financiado pela Andrew W. Mellon Foundation, destinado à criação de um centro regional Disability Community Technology (DisCoTec). O seu livro mais recente, Against Technoableism: Rethinking Who Needs Improvement (2023), e o manual aberto que tem em preparação com Hanna Herdegen, Technology and Disability, centram-se nas histórias que pessoas com deficiência contam sobre tecnologias que nem sempre são reconhecidas ou esperadas.
O seu trabalho anterior incidiu na filosofia da tecnologia, com interesse particular no conhecimento tecnológico, nos estudos sobre animais e nas tecnologias emergentes. Foi recentemente co-editora-chefe da revista Techné, da Society for Philosophy and Technology (2020-2024). É autora de Technological Knowledge and Animal Constructions (2017) e co-editora de três volumes sobre filosofia da tecnologia: Spaces for the Future (com Joe Pitt, 2017), Feedback Loops (com Andrew Garnar, 2020) e Reimagining Philosophy and Technology, Reinventing Ihde (com Glen Miller, 2020).
Shew defende uma investigação interdisciplinar, inclusiva e voltada para o público. Tem escrito para IEEE Technology & Society, Nursing Clio, Nature, The Chronicle of Higher Education e Inside Higher Ed. Participa activamente no movimento local de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.