Chá, Tisana e Kombucha: Humor e Diferenças Culturais
Chá, Tisana e Kombucha: Humor e Diferenças Culturais
Moderação: Pedro Vieira
Na obra O Riso, o filósofo Henri Bergson contava a história de um homem que teria presenciado na missa um sermão de ir às lágrimas. Ele teria sido o único a não chorar. E quando lhe perguntaram porquê, terá respondido que não era da paróquia. Será que, para rir, tal como para chorar, temos de ser da paróquia?
O humor é universal? Porque é que, um pouco por todo o lado, contamos as mesmas piadas mudando apenas a nacionalidade dos intervenientes? Ou há humores culturais? Identitários? Será que em cada chá só cai um tipo de mosca?
17 MAR 19:00
Chá, Tisana e Kombucha: Humor e Diferenças Culturais
Marco Neves, Maria João Cruz
Garantir lugar
O humor é universal? Porque é que, um pouco por todo o lado, contamos as mesmas piadas mudando apenas a nacionalidade dos intervenientes? Ou há humores culturais? Identitários? Será que em cada chá só cai um tipo de mosca?
25 MAR 19:00
Falta de Chá: Humor, Tabus e Censura
Rui Lopes e Rita Luís, Mélanie Toulhoat
Garantir lugar
Será que o humor pode ser tão poderoso que precise de ser eliminado? Pode o humor abalar os pilares essenciais das nossas sociedades? Fazer estalar as chávenas de chá? Que perigo traz o humor descontrolado que leva alguns poderes censórios a querer proibi-lo? E é sequer possível proibir o humor? Será que há chás que eliminam moscas?
1 ABR 19:00
Humor, passado e presente: Do Chá ao Ice Tea
Cristina Sampaio e Verena Alberti
Garantir lugar
O humor é mesmo a melhor arma contra o medo? E contra o pior de todos os medos — o medo da morte?
17 MAR 2026
TER 19:00
Entrada gratuita*
Duração 2h
*mediante pré-inscrição ou levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação). Pré-inscrições não levantadas ficam disponíveis 15 min. antes da conferência.
BIOGRAFIAS
Marco Neves
Professor na NOVA FCSH e investigador no CETAPS. Fundador da Eurologos Portugal, empresa de tradução criada em 2006. Dedica-se à divulgação linguística e cultural. É autor de vários livros na área das línguas e tradução, incluindo História do Português desde o Big Bang, Gramática & Pontuação e Atlas Histórico da Escrita; criador de vídeos pedagógicos e educativos com 400 mil seguidores nas redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok e YouTube) e um número de visualizações mensais de aprox. 7 milhões. É apresentador do programa semanal Português Suave na Rádio Observador, bem como do segmento diário Esta língua que nos une na RTP 1 e RTP Notícias.
Maria João Cruz
Maria João Cruz (Barreiro, 1970), argumentista. É autora de ficção e humor para televisão e rádio, e de textos para teatro.
Para televisão, entre outros, escreveu para Herman Enciclopédia, A Última Noite, O Fabuloso Destino de Diácono Remédios, A Mãe do Senhor Ministro e Programa Cautelar. Escreveu e fez coordenação de guião de Manobras de Diversão TV, O Inimigo Público TV, Herman SIC, O Programa da Maria, Os Contemporâneos, Estado de Graça, Donos Disto Tudo, Herman SIC, Herman 2010/2013 e Cá por Casa.
Em rádio foi co-autora de HermanJornal, As Fitas do Herman, HermanSF e O Tal País, crónicas de Herman José, e O Exame de Dona Rosete e Rádio Taxismo, crónicas de Maria Rueff.
É autora das peças Um Dom Quixote, adaptação a partir de Cervantes e de Moby Dick, adaptação a partir de Herman Melville, e co-autora dos textos do projecto Boca Aberta, criações para a infância, no Teatro Nacional D. Maria II.
Convidados
Marco Neves e Maria João Cruz
Conceção e direção do projeto
Miguel Fragata e Inês Barahona
Comunicação
Mafalda Guedes Vaz
Produção executiva
Luna Rebelo e Sofia Bernardo
Produção
Formiga Atómica
A Formiga Atómica é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural Gaivotas | Boavista