Coletivo de Público Residente: Sessões Abertas

Coletivo de Público Residente: Sessões Abertas

Conversa com Denise Pollini

Coletivo de Público Residente: Sessões Abertas

Conversa com Denise Pollini

Embora o termo commons tenha tido origem na Idade Média, referindo-se a terras partilhadas por toda a comunidade, foi na viragem do novo milénio que adquiriu um significado mais amplo. 

Na sociedade contemporânea, em que a produção é maioritariamente imaterial e simbólica, as chamadas práticas comunais vão além da simples partilha física de espaços e bens, abrangendo também a produção colaborativa de saber. A criação artística contemporânea tem vindo, há já algum tempo, a incorporar estes conceitos de partilha — em certas obras, a sua existência depende inteiramente de uma experiência vivida em comum. Assim, as práticas do Comum e o conceito de Espectador Emancipado interligam-se no domínio da prática artística, através de processos em que o poder e o conhecimento são experienciados de forma horizontal e partilhada. 

No workshop ARTPRACTICECOMMONS (Os Comuns na Prática Artística), a educadora e investigadora Denise Pollini propõe-se partir de exemplos de projetos artísticos que integram estes princípios, tais como TradeSchool.coop (2009-2019), de Caroline Woolard, ou The Crystal Quilt (1985-1987), de Suzanne Lacy, estabelecer ligações entre os coletivos de públicos residentes e os artistas envolvidos nos três territórios do projeto — Évora, Lisboa e São Miguel — promovendo uma reflexão crítica sobre os modos de apropriação, representação e participação cultural. A sessão, assente em metodologias de investigação artística e pensamento colaborativo, contribuirá para a construção do catálogo colaborativo do projeto, entendido não apenas como registo documental, mas como espaço vivo de pensamento coletivo.

© Rafayane Carvalho.

20 SET 2025
SÁB 16:30

Sala 3
Entrada gratuita
Duração 2h

BIOGRAFIA

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, Brasil) e licenciada em Artes Visuais pela  Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP - São Paulo, Brasil), Denise Pollini é investigadora, educadora e curadora que vive na Antuérpia, Bélgica. Foi Coordenadora do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves  entre 2015 e 2021 e do Setor Educativo do Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP – São Paulo, Brasil) entre 1999 e 2015. Docente e conferencista, ministrou  aulas, cursos, seminários e conferências em diversas  instituições no Brasil e em Portugal.

 Em 2023 realizou a curadoria, junto com Pascal Gielen, da Conferência internacional e Workshops: “Comum: Pela Política e Estética da Partilha”, realizada em São Paulo, Brasil, no Sesc - SP. Uma iniciativa do SESC - SP, Universidade da Antuérpia, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal e Consulado da Bélgica em São Paulo. Atualmente desenvolve seu PhD na Universidade da Antuérpia sob o tema: “The Commons and Museums: the Commons as a Pathway to a New Institutional Dynamic” sob a orientação de Pascal Gielen e Gert Verschraegen. Desde 2022 integra o Centro de Investigação “Culture Commons Quest Office” (CCQO) na Antuérpia, onde investiga Novas Institucionalidades frente aos Museus e Instituições Culturais.  É bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em Portugal desde 2022.

 

Apoio

Coprogramadores

Partilhar Facebook / Twitter