Coletivo de Público Residente: Sessões Abertas
Coletivo de Público Residente: Sessões Abertas
Neste ciclo de conversas, propõe-se criar uma dimensão intermediária entre a caixa negra do espaço teatral e o cubo branco da galeria, reunindo convidados especialistas e públicos de Évora, Lisboa e São Miguel para refletir e intervir sobre as práticas artísticas contemporâneas.
A intervenção de Hugo Cruz e Rodrigo Malvar assume um papel determinante ao articular perspetivas complementares que elevam este processo. Hugo Cruz aporta a sua experiência em investigação sobre práticas artísticas comunitárias, participação cívica e políticas culturais, tendo coordenado publicações de referência e projetos de cocriação junto de diversas comunidades. A sua abordagem metodológica orienta os participantes na reflexão crítica sobre a estruturação de coletivos de criação e na construção de pontes entre territórios distintos. Em paralelo, Rodrigo Malvar explora a relação entre corpo, voz e espaço, conduzindo os presentes por experiências práticas de composição no espaço e espacialização sonora que potenciam a sensibilidade coletiva.
Esta dinâmica de cruzamento teórico e prático – entre dois convidados que são cúmplices de longa data – alimenta as práticas colaborativas e as vivências dos públicos dos três locais do projeto, enquanto se propõe como breve, mas intenso, momento de aprendizagem para quem procura saber mais sobre a construção de plataformas de diálogo e de criação partilhada.
04 OUT 2025
SÁB 16:30
Entrada gratuita
Duração 2h
BIOGRAFIAS
Hugo Cruz
Doutorado pela Universidade do Porto com o tema "Práticas Artísticas Comunitárias e Participação Cívica e Política: experiências de grupos teatrais no Brasil e em Portugal"; é pós-graduado em Teatro Social e Intervenção Sócio-Educativa na Universidade Ramon Llull (Barcelona) e tem formação em dramaturgia na Académie Internationale des Arts du Spectacle (Paris) e Odin Teatret (Dinamarca). Publica e leciona nos contextos nacional e internacional nas áreas da "criação artística e espaço público", "práticas artísticas e participação", "arte e comunidade" e "políticas culturais". É professor convidado na Escola de Artes (UE) e Escola Superior de Dança (IPL). É investigador no CIIE-Universidade do Porto e CHAIA-Universidade de Évora. Coordenou os livros "Arte e Comunidade” (2015), “Arte e Esperança” (2019), “Arte, Reinvenção e Futuros” (2023) editados pela Fundação Calouste Gulbenkian e a autoria de “Práticas Artísticas, Participação e Política” publicado em Portugal (2021), Brasil (2022), Espanha, México, Colômbia, Argentina e Chile (2023); Caderno Criar Coragem - fazer acontecer ações artísticas participativas (2025).Integra a equipa de avaliação externa da Iniciativa PARTIS / Art for Change – Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação BPI/La Caixa. Foi diretor artístico do MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade e Festival Imaginarius, entre outros projetos de curadoria, e de diversos projetos teatrais em coconstrução com comunidades locais, principalmente em Portugal, Espanha e Brasil. Desenvolve consultadoria e formação em diferentes âmbitos - municípios, festivais e fundações (e.g.: Festival de las Arts Comunitàries de Catalunya, Candidatura Capital Europeia da Cultura Braga 2027). É, atualmente, diretor artístico do Desejar - Movimento de Artes e Lugares Comuns e do projeto “O que fazemos com isto? Pensar questões coloniais” integrados no programa da Braga 25 - Capital Portuguesa da Cultura.
Rodrigo Malvar
É performer e artista sonoro. Mestre em criação artística contemporânea pela UA, iniciou a sua formação académica como ator na ESMAE aprofundando mais tarde perspetivas sobre criação em e para espaço público. Da sua prática artística destaca o trabalho com Jean Phillipe Vassal, Kristin Linklater, David Abram e Grzegorz Bral. Co-fundador e co-director artístico do Teatro do Frio, desenvolve pesquisa artística continuada de cruzamento disciplinar a partir do corpo, pesquisando relações entre corpo-som-paisagem-ficção e corpo-voz-mente-emoção. É docente na ESMAE e colaborador do Núcleo de Investigação de Música e Artes do Espetáculo – NIMAE. Tem desenvolvido e sistematizado processos de criação onde pela sua partilha resulta processos de participação, colaboração e mediação em parceria com diferentes entidades nacionais e Internacionais.