Este evento já decorreu.
Água é Amor: Ondas de Regeneração
Água é Amor: Ondas de Regeneração
Água é Amor é um filme que acompanha um grupo de jovens que se debatem com a crise climática, histórias inspiradoras de modelos de ecossistemas regenerativos para criar retenção de água da chuva em comunidades e regiões. Neste documentário, aborda-se o conhecimento ecológico tradicional, a forma como a água cria o clima e a importância de restaurar os ciclos da água.
Através de histórias inspiradoras de projetos bem-sucedidos na Índia, no Quénia e em Portugal, o filme suscita conversas e ações que contribuam para um mundo regenerativo e resiliente e aponta para uma necessidade e uma possibilidade, muitas vezes negligenciadas: a gestão descentralizada da água, orientada para a comunidade como uma chave fundamental para sobreviver - e prosperar - neste século.
No final da projeção, decorre uma conversa entre Isabel Rosa, da equipa do projeto que deu origem a este filme, e Colin Sage, investigador independente que trabalha nas interconexões de sistemas alimentares, saúde planetária e bem-estar humano.
31 OUT 2025
SEX 19:00
Entrada gratuita*
Duração 2h
Em inglês e espanhol, com legendas em português
Conversa após projeção
*mediante pré-inscrição disponível em culturgest.pt ou levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação da sala). As pré-inscrições não levantadas são disponibilizadas 15 min. antes do início da conferência
BIOGRAFIAS
Colin Sage é um investigador independente que trabalha nas interconexões de sistemas alimentares, saúde planetária e bem-estar humano. Além da experiência de campo que obteve a sul do globo, trabalhou em estreita colaboração com produtores de alimentos artesanais na Irlanda e foi o presidente fundador do Cork Food Policy Council (2013-19). É autor de Ambiente e Alimentação (2012); co-editor de cinco livros; e editor de A Research Agenda for Food Systems (2022). É Professor Afiliado da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Professor Assistente na Universidade de Ciências Gastronómicas perto de Turim e na Universidade Americana de Roma; e ocupou cargos convidados de pesquisa nas Universidades da Tasmânia e Bérgamo. https://www.legumina.org/colin-sage/