Este evento já decorreu.
Orquestra do Algarve
Orquestra do Algarve
A tradição mantém-se viva com a realização do concerto de Ano Novo da Orquestra do Algarve. Sob a direção do carismático maestro espanhol Pablo Urbina, este é o concerto de celebração de 2024 que então começa, emocionante e vibrante como a música que será ouvida. Feliz Ano Novo!
Félix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847)
Sinfonia Nº. 4: Saltarello
Midsummer Night Dream: Notturno
Antonín Dvorák (1841-1904)
Suite Checa: Polka
Mélanie Bonis (1858-1937)
Suite en forme de Valses
Tiago Derriça(1986)
Danças Portuguesas
Johann Strauss(1825-1899)
An der Schönen blauen Donau (Danúbio Azul)
Pablo Urbina, Maestro
Orquestra do Algarve
13 JAN 2024
SÁB 19:00
5€ (preço único)
Duração 60min.
M/6
Orquestra do Algarve
A tocar desde 2002, ano da sua fundação pelo maestro Álvaro Cassuto ao qual se seguiram os maestros titulares Osvaldo Ferreira, Pedro Neves, Cesário Costa e Rui Pinheiro, é desde o primeiro instante uma instituição cultural sem fins lucrativos e que recentemente viu ser-lhe atribuído o estatuto de utilidade pública. Atualmente composta por músicos profissionais de catorze nacionalidades, criteriosamente selecionados em concursos de índole internacional, a multiculturalidade sempre foi uma das suas características, reforçada também pelos múltiplos maestros, solistas e compositores nacionais e internacionais convidados.
Referência cultural no País e orientada pela exigência da mais elevada qualidade artística, tem como principais objetivos promover e divulgar a música clássica em todas as camadas sociais, não só contribuindo para elevar o nível cultural da população a quem se dirige, como também desenvolver uma ação pedagógica junto das camadas mais jovens, procurando enriquecer e diversificar a oferta cultural e turística na região do Algarve.
Com atuações de caráter regular e em diferentes palcos, realiza dezenas de atuações por ano, em diversos formatos: concertos orquestrais, concertos sinfónicos com coro, concertos destinados às famílias, concertos pedagógicos para o público escolar, música de câmara, concertos com maestros e solistas nacionais e internacionais convidados e, ainda, concertos ligados a outras expressões artísticas, como é o caso da dança, da ópera, do cinema, da literatura, do teatro, do fado, do jazz, do rock e do cante alentejano, entre outros.
Na sua origem, a orquestra tem como fundadores, além do Turismo do Algarve e da Universidade do Algarve, as autarquias algarvias de Albufeira, Faro, Lagos, Loulé, Portimão e Tavira. São também associados os municípios de Castro Marim, Lagoa, São Brás de Alportel, Silves e Olhão aos quais se juntam ainda outros parceiros institucionais.