OPEN CALL

OPEN CALL

Coproduções Europe Beyond Access

OPEN CALL

Coproduções Europe Beyond Access

É artista com deficiência ou Surdo residente na Europa com uma paixão por dança, coreografia ou movimento? Tem experiência em liderar um processo artístico? O Europe Beyond Access (EBA) convida à candidatura a um apoio de coprodução para dar vida à sua visão artística. As candidaturas estão agora abertas para artistas de países europeus com deficiência e/ou Surdos que procurem coprodutores para novos trabalhos artísticos baseados na prática de dança, coreografia ou movimento.

Esta open call foi lançada pelo Europe Beyond Access, um consórcio de dez organizações europeias de dança e artes performativas de renome, do qual a Culturgest faz parte. O Europe Beyond Access apoia artistas com deficiência e/ou Surdos a desafiarem os limites do setor das artes performativas contemporâneas e a ocuparem um lugar na liderança artística  da Europa. Queremos apoiar artistas na realização de trabalhos mais ambiciosos e inovadores.

Coproduções Europe Beyond Access - Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Open Call Europe Beyond Access - teaser
© Simone Cargnoni.

18 MAR
– 19 MAI 2024

Formulário de Candidatura
Culturgest
Candidaturas até 19 maio através deste link

O QUE OFERECEMOS

Oferecemos apoio à coprodução entre 15.000€ e 40.000€ para cada projeto. Oferecemos a oportunidade de apresentação pública em dois ou mais locais, empresas ou festivais entre os nossos parceiros.

DEADLINES

O prazo para as candidaturas da primeira fase termina a 19 de maio de 2024. Após este prazo, os projetos pré-selecionados entrarão num período de desenvolvimento de ideias e de discussão com os parceiros da EBA. Em seguida, os candidatos apresentarão uma candidatura mais pormenorizada em setembro de 2024. Serão apoiadas um mínimo de três novas produções ou projetos artísticos.

QUEM PODE CANDIDATAR-SE

QUEM PODE CANDIDATAR-SE? 

Artistas que se autodefinem como pessoas com deficiência ou Surdas podem inscrever-se. As coproduções do EBA devem ser lideradas por um ou mais artistas Surdos e/ou com deficiência, ou por coletivos que incluam artistas com deficiência em iguais posições de liderança.
A candidatura deve ser feita pelo nome principal indivualmente ou artistas Surdos e/ou com deficiência, ou por artistas comquem trabalham em colaboração.
O(s) nomes(s) principal(is) deve(m) ter experiência prévia de criação de trabalhos artísticos, em contextos locais, nacionais ou internacionais.
As propostas podem vir de artistas independentes com ou sem responsável de produção ou apoio de produção ou de artistas que trabalham com companhias estabelecidas.
O EBA está recetivo a propostas de projetos que já tenham ou venham a ter outras coproduções ou apoios de outros fundos. Serão perguntados quais no processo de inscrição.
Os artistas devem residir num dos países da União Europeia ou em qualquer um dos seguintes países: Albânia, Arménia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Islândia, Kosovo, Liechtenstein, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia, Suíça, Turquia, Tunísia, Reino Unido e Ucrânia.


O QUE PROCURAMOS 

1) Queremos apoiar artistas a realizar trabalhos mais ambiciosos e inovadores. Esta pode ser a primeira produção internacional e/ou incluir mais colaborações. No entanto, as propostas devem ser exequíveis, constitundo uma evolução na sua prática ou carreira.
2) Procuramos novos trabalhos que possam ser apresentados em dois ou mais espaços, companhias ou festivais do EBA. Somos flexíveis na forma como  podem ser apresentados, mas devem estar preparados para serem apresentados em diferentes locais.
3) Procuramos novas ideias e projetos que sejam liderados por artistas com deficiência e/ou Surdos e que sejam baseados na prática de dança, coreografia ou movimento, ou em projetos multidisciplinares que exploram o corpo e o movimento.
4) Procuramos projetos que sejam apresentados em palco ou em formatos alternativos (por exemplo, filme, instalação ou site-specific)
5) Procuramos trabalhos da mais alta qualidade artística. As ideias e os projetos apresentados podem estar em várias fases de desenvolvimento, mas ainda não devem estar em fase de produção. 

Para mais informações, existem dois documentos separados: o próprio convite à apresentação de propostas e o Guia de Candidatura para coprodução. As candidaturas devem ser apresentadas através da plataforma de candidatura específica e podem ser apresentadas por escrito, em áudio através de gravação ou em Língua Gestual através de vídeo. Mais informações sobre as coproduções e sobre como as candidatiras em: www.EuropeBeyondAccess.com

PERGUNTAS FREQUENTES

Sou um artista independente que faz trabalhos a solo e não tenho produtor ou suporte de produção. Posso inscrever-me?

Sim. Mesmo se não tiver um produtor permanente ou apoio à produção, poderá inscrever-se. Precisará de incluir os custos de contratação de um produtor e apoio à produção na sua previsão orçamental. A coprodução EBA fará uma contribuição financeira, mas não seremos os produtores do seu trabalho. Poderemos apoiar de outra forma, como com um espaço para ensaio. Isto poderá ser discutido durante a segunda etapa da candidatura.

 

Sou bailarino numa companhia e nunca criei um trabalho em nome próprio, mas quero inscrever-me. Sou elegível?

Não. As coproduções EBA são vocacionadas para artistas com experiência de criação, num contexto local, nacional ou internacional. Os  Labs Cycles ou residências da EBA podem ser mais adequados para este fase da sua carreira.

 

Tenho mais do que uma ideia. Posso fazer mais do que uma inscrição?

Não. Esperamos um elevado número de candidaturas para as coproduções, pelo que limitamos as Manifestações de Interesse a apenas uma por artista/companhia.

 

O que devo planear no meu projeto? O que devo incluir como custo total do projeto?

Na Manifestação de Interesse deverá fazer um orçamento estimado do total de receitas e despesas associadas ao período de produção e espetáculos. Nesta fase, não é necessária uma lista exata ou exaustiva. Serve apenas para nos dar uma indicação da escala e viabilidade do seu projeto e ajudar-nos a considerar e combinar os recursos e interesses dos potenciais parceiros com o seu projeto.

Se a sua candidatura for selecionada e chegar à Fase 2, o seu orçamento de produção será analisado com mais detalhe. Precisará de o incluir na candidatura final.

Como coprodutores, os parceiros  apresentarão a criação nos seus espaços, festivais ou programas. Eles pagarão uma fee separada por isso, mas esta será negociada durante a Fase 2, devendo ser acessível aos parceiros.

Os parceiros possuem orçamentos separados de viagem e alojamento para as apresentações nos seus espaços e festivais.

Relembramos que uma coprodução EBA não garante outras possibilidades de apresentação além das apresentações iniciais.

 

Já tenho coprodutores e algum financiamento nacional. Posso candidatar-me?

Sim. Na Manifestação de Interesse, inclua o apoio já obtido e quaisquer condições que lhe estejam vinculadas. Pode usar esse apoio como uma contribuição para um projeto que tenha outros coprodutores e outros financiamentos.

 

Preciso de mais financiamento para realizar o meu projeto, mas ainda não apresentei candidaturas a financiamentos nacionais. Sou elegível para me candidatar?

Sim. Na Manifestação de Interesse, deverá informar-nos de que pretende angariar recursos adicionais. Deve informar-nos se já foi apoiado anteriormente por fontes de financiamento nacionais – pois isso ajuda-nos a avaliar a probabilidade de sucesso.

 

Quero colaborar com outros artistas, como faço para pagar os seus honorários?

Os honorários de todos os artistas com quem trabalhará devem ser incluídos no seu orçamento total. O seu orçamento deve assumir uma remuneração justa e legal no seu contexto local. Também deve remunerar o seu trabalho de forma justa. Também precisará de pagar quaisquer impostos devidos aos artistas com quem trabalha a partir do orçamento. Na próxima etapa da inscrição, será necessário mostrar como calcula os honorários dos artistas participantes.

 

Os meus colaboradores e eu temos requisitos de acessibilidade adicionais. Como posso pagar por eles?

O seu orçamento total deve incluir os custos de acessibilidade necessários à equipa no desenvolvimento e criação do seu trabalho. Por exemplo, se precisar de intérpretes de Língua Gestual durante o período de ensaios e digressão, deverá incluir esses custos no total.

 

Se a minha inscrição não for bem-sucedida, receberei feedback?

Esperamos um elevado número de Manifestações de Interesse (Fase 1). É improvável que possamos oferecer feedback individual para projetos que não sejam selecionados. No entanto, poderemos ser capazes de reunir feedback de contexto geral que será compartilhado com todos os candidatos da Fase 1. Se for selecionado para a Fase 2, mas não for selecionado para uma coprodução, daremos feedback individual. Também poderemos fornecer aconselhamento sobre formas alternativas de financiar o seu projeto.

 

O que devo fazer se tiver uma pergunta que não foi respondida aqui?

Pode enviar as suas perguntas de duas maneiras. As perguntas devem ser enviadas antes de 3 de abril de 2024

-Pode participar no Webinar informativo para candidatos no dia 4 de abril às 15:00 - 16:30 CEST, (14 - 15:30 BST)  onde poderá tirar as suas dúvidas ao vivo ou através do chat:https://zoom.us/webinar/register/WN_QmeCptPxSBeOSGGpenTjSQ 

Tentaremos responder às perguntas imediatamente, mas pode acontecer precisarmos de tempo para poder analisar a sua questão.

-Pode enviar-nos um e-mail para info@europebeyondaccess.com .

Para perguntas enviadas por e-mail e para perguntas consideradas mais complexas no Webinar, precisaremos de algum tempo de análise. Publicaremos as respostas a todas as perguntas no site da EBA no dia 29 de abril.

SOBRE O EUROPE BEYOND ACCESS

O Europe Beyond Access é o maior projeto transnacional do mundo que apoia artistas com deficiência e/ou Surdos a desafiarem os limites do sector das artes performativas contemporâneas e a tornarem-se nos próximos líderes artísticos da Europa.

O EBA é gerido por um grupo de dez organizações europeias de dança e artes performativas.

  • Skånes Dansteater (Suécia)
  • Holland Dance Festival (Países Baixos)
  • Onassis Stegi (Grécia)
  • Oriente Ocidente (Itália)
  • Kampnagel - Internationales Zentrum für schönere Künste (Alemanha)
  • CODA Festival Internacional de Dança de Oslo (Noruega)
  • Centrum Kultury ZAMEK (Polónia)
  • Centro de Artes do Projeto (Irlanda)
  • Mercat de les Flors (Espanha)
  • Culturgest - Fundação CGD (Portugal)

Mais informação sobre o projeto e os parceiros em www.EuropeBeyondAccess.com

Apoio

Co-financiado União EuropeiaEuropean Beyond Access

Europe Beyond Access é gerido por 10 organizações culturais europeias, que constituíam o Consórcio EBA: Skånes Dansteater (Suécia), Holland Dance Festival (Países Baixos), Onassis Stegi (Grécia), Oriente Occidente (Itália), Kampnagel - Internationales Zentrum für schönere Künste (Alemanha), CODA Oslo International Dance Festival (Noruega), Centrum Kultury ZAMEK (Polónia), Project Arts Centre (Irlanda), Mercat de les Flors (Espanha), Culturgest - Fundação CGD (Portugal)

Partilhar Facebook / Twitter