Este evento já decorreu.

Cuidar em Estado de Emergência

Susana Gouveia, Tiago Rodrigues

Cuidar em Estado de Emergência

Susana Gouveia, Tiago Rodrigues

Moderação: Margarida David Cardoso

Para a criação do espetáculo Na Medida do Impossível, Tiago Rodrigues falou com várias pessoas que trabalham no Comité Internacional da Cruz Vermelha e nos Médicos Sem Fronteiras, pessoas que, em vez de fugir de lugares de conflito, persistem no cuidado, onde este parece impossível. Referimo-nos a contextos tais como conflitos bélicos, campos de refugiados ou locais afetados por catástrofes naturais.

Juntamos em conversa moderada pela jornalista Margarida David Cardoso, Tiago Rodrigues, encenador da peça Na Medida do Impossível, e Susana Gouveia, investigadora associada do Observatório do Trauma do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra e colaboradora da Cruz Vermelha Portuguesa, onde é responsável nacional pela coordenação da resposta de apoio psicossocial e participa no Grupo de Trabalho em Intervenção do Psicólogo, em Contexto de Crise e Catástrofe.

© Magali Dougados.

23 ABR 2024
TER 18:30

Pequeno Auditório
Entrada gratuita*
Duração 2h

*mediante levantamento de bilhete 30 min. antes (sujeito à lotação da sala)

Biografias Margarida David Cardoso, Susana Gouveia, Tiago Rodrigues

Margarida David Cardoso

Margarida David Cardoso (Lixa, 1995) é jornalista. Em 2016, começou a trabalhar no jornal Público e, em 2019, mudou-se para a redação autogerida do podcast Fumaça, de jornalismo lento e de investigação. Coordenou os livros Verdes Anos: Retratos de Juventude (2021) e E Depois da Revolução: Cinco Décadas de Democracia (2023), para a Fundação Francisco Manuel dos Santos. É pós-graduada em Ação Humanitária, formada como técnica de apoio à vítima e estuda (lentamente) Psicologia na Universidade de Lisboa

 

Susana Gouveia

Tem Licenciatura Psicologia (Coimbra); Pós-graduação em Gestão de Empresas - Marketing (Évora); Mestrado Gestão, especialização em Recursos Humanos (Évora). Psicóloga especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia Comunitária – porque a vida profissional lhe foi colocando desafios onde tinha que conquistar novas ferramentas para os alcançar. Mas há 11 anos descobriu a grande paixão de trabalho: intervenção psicológica em crise e o caminho foi no sentido de se tornar perita e Formadora em Psicotraumatologia.

Nesse âmbito, é, desde há 10 anos, investigadora associada do Observatório do Trauma, pertencente ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Dá unidades curriculares em quatro Pós-Graduações relacionadas com intervenção psicossocial em crise, missões e ajuda humanitária.

O contexto profissional mais marcante é Cruz Vermelha Portuguesa – seja pelos quase 19 anos de pertença, seja pelas experiências que tem proporcionado. Nomeadamente: durante 9 meses foi Coordenadora da Unidade de Acolhimento de Emergência instalada no Antigo Hospital Militar de Belém – que recebeu 132 cidadãos vindos do Afeganistão, em articulação com o Ministério da Defesa Nacional.

Atualmente, é gestora do projeto internacional, co-financiado pela União Europeia (EU4Health), em articulação estreita com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e o Psychosocial Center – envolvendo 24 Sociedades Nacionais da FICV e trabalhando para a disseminação massiva dos primeiros socorros psicológicos.

 

Tiago Rodrigues

Tiago Rodrigues (Amadora, 1977) é ator, encenador, dramaturgo e produtor. Em 2003, fundou a companhia Mundo Perfeito com Magda Bizarro, através da qual criou e apresentou, ao longo de 11 anos, cerca de 30 espectáculos em mais de 20 países. Foi também professor de teatro em várias escolas. Paralelamente ao seu trabalho em teatro, escreveu argumentos para filmes e séries televisivas, artigos, poesia e ensaios. Alguns dos seus espectáculos mais reconhecidos são By Heart (2013), António e Cleópatra (2014), Bovary (2014) ou Sopro (2017), e as suas peças mais recentes são Catarina e a Beleza de Matar Fascistas (2020), Coro de Amantes (2021) ou Dans la mesure de l’impossible (2022). Já recebeu várias distinções nacionais e internacionais, destacando-se o XV Prémio Europa Realidades Teatrais (2018), o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras atribuído pelo Governo Francês (2019), o Prémio Pessoa (2019) e a Medalha de Mérito Cultural do Governo Português (2021). Foi Director Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, entre 2015 e 2021. Atualmente, é diretor do Festival d’Avignon, sendo o primeiro não-francês a assumir a função naquela que é uma das mais importantes manifestações de teatro em todo o mundo.

Partilhar Facebook / Twitter