Diana Niepce, Puneet Jain
Diana Niepce, Puneet Jain
Na interseção entre performance, tecnologia e deficiência, Diana Niepce e Puneet Jain encontram um terreno comum para repensar corpos, normatividades e tecnologia. As tecnologias de relação com deficiência têm emergido propondo a melhoria da performance física. No entanto, uma outra perspetiva é possível. A partir da teoria crip — uma abordagem crítica que desestabiliza os discursos capacitistas ao cruzar deficiência, género e sexualidade — esta conversa propõe-se a questionar: quem, afinal, precisa de ser "melhorado"?
Diana Niepce é uma coreógrafa e escritora portuguesa, que tem desafiado os cânones da dança contemporânea com criações como Enfreakment e Norma. Puneet Jain é artista e engenheiro. Investiga como tecnologias emergentes — da Realidade Estendida à Inteligência Artificial — podem ser reprogramadas, hackeando plataformas normativas para criar narrativas com carácter imersivo que devolvem agência a corpos historicamente marginalizados.
08 OUT 2025
QUA 19:00
Entrada gratuita*
Duração 2h
Instalação Interativa em exposição durante o dia:
Crip Sensorama: Christian's Coffee (2024), de Puneet Jain
Galerias da Culturgest, 16:30 - 19:00
Entrada gratuita
*mediante pré-inscrição disponível em culturgest.pt ou levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação da sala). As pré-inscrições não levantadas são disponibilizadas 15 min. antes do início da conferência
Em inglês, com tradução simultânea para português e Língua Gestual Portuguesa