Civitas: Os Fluxos da Cidade
Civitas: Os Fluxos da Cidade
Curadoria e moderação: João Seixas
Numa das belas cidades invisíveis de Italo Calvino, a população de Ersília estabelece entre si relações e intercâmbios da natureza mais diversa, tais como de afetos, de bens e serviços, de conhecimentos e de política. A cidade, não se define apenas pelos seus habitantes nem pelos espaços físicos que ocupam, mas sim por uma vasta trama de relações. A cidade é um forte conjunto de milhões de laços – laços frágeis, porque humanos.
O que fortalece, ou por outro lado, o que enfraquece, os laços entre a população numa cidade? Que elementos e que condições permitem formar comunidades urbanas heterogéneas, dinâmicas e tolerantes, sobretudo, perante a atual crise do urbanismo e o desigual acesso à habitação e à própria cidade?
Conversam sobre este cruzamento Fátima Vieira, Vice-Reitora para a Cultura da Universidade do Porto e especialista em estudos sobre a utopia, e o sociólogo João Teixeira Lopes, coordenador do Observatório Social de Vila nova de Gaia e do Observatório da Arte e Cultura no Ensino Superior.
4 FEV 19:00
Urbs: O Corpo da Cidade
Mário Alves, Salvador Rueda
Garantir lugar
Que corpo tem uma cidade? De que elementos se compõe, como evolui e se transforma? A forma como os espaços e sistemas urbanos se estruturam afeta a sociedade, a economia e os direitos de cada coletivo? Diante destes desafios, como podemos reorganizar as estruturas urbanas para tornar o dia a dia mais vivido e partilhado?
25 FEV 19:00
Civitas: Os Fluxos da Cidade
Fátima Vieira, João Teixeira Lopes
Garantir lugar
A cidade é um forte conjunto de milhões de laços – laços frágeis, porque humanos. O que fortalece, ou por outro lado, o que enfraquece, os laços entre a população numa cidade? Que elementos e que condições permitem formar comunidades urbanas heterogéneas, dinâmicas e tolerantes, sobretudo, perante a atual crise do urbanismo e o desigual acesso à habitação e à própria cidade?
11 MAR 19:00
Polis: A Política da Cidade
João Ferrão, Paola Viganò
Garantir lugar
Que novos espaços públicos e veículos de representação, de ação social e de afirmação política para as cidades do futuro? Um debate com a arquiteta Paola Viganò e o geógrafo João Ferrão.
25 FEV 2026
QUA 19:00
Entrada gratuita*
Duração 2h
*mediante pré-inscrição ou levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação). Pré-inscrições não levantadas ficam disponíveis 15 min. antes da conferência.
Por motivos pessoais, Richard Sennett não poderá estar presente. A conferência contará com a participação do sociólogo João Teixeira Lopes, que se junta a esta conversa a partir do seu trabalho e percurso.
BIOGRAFIAS
Fátima Vieira é vice-reitora da Universidade do Porto para as áreas da cultura. Foi diretora do Departamento de Estudos Anglo-Americanos e presidente da Utopian Studies Society / Europe. Coordenou projetos científicos e congressos nas áreas das utopias literárias e do pensamento utópico, bem como nos campos do futuro da alimentação e da linguagem do futuro. É diretora da coleção New Library of Utopias.
João Teixeira Lopes é licenciado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1992), concluiu o Mestrado em Ciências Sociais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (1995), com a dissertação Tristes Escolas – Um Estudo sobre Práticas Culturais Estudantis no Espaço Escolar Urbano (Porto, Edições Afrontamento, 1997).
Doutorou-se em Sociologia da Cultura e da Educação (1999), com a dissertação A Cidade e a Cultura – Um Estudo sobre Práticas Culturais Urbanas (Porto, Edições Afrontamento, 2000).
Foi membro efetivo do Observatório das Atividades Culturais entre 1996 e 1998, integrando a equipa coordenadora do Relatório das Políticas Culturais Nacionais (1985–1995), apresentado em 1998 ao Conselho da Europa (Lisboa, As Políticas Culturais em Portugal, Observatório das Atividades Culturais, 1998).
Integrou a equipa inicial responsável pela elaboração do projeto de candidatura do Porto a Capital Europeia da Cultura 2001, tendo posteriormente exercido funções como programador, com responsabilidade pela área do envolvimento da população.
Exerceu o mandato de Deputado à Assembleia da República, em representação do Bloco de Esquerda, entre 2002 e 2006.
Foi Coordenador Científico do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre 2002 e fevereiro de 2010, Diretor da revista Sociologia entre 2009 e fevereiro de 2013, Presidente do Departamento de Sociologia da FLUP entre 2011 e fevereiro de 2019 e Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia entre julho de 2016 e março de 2021.
Desde maio de 2020, coordena novamente o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, desde 2019 o Observatório Social de Vila Nova de Gaia e desde 2025 o Observatório da Arte e Cultura no Ensino Superior.
É autor ou coautor de dezenas de livros e mais de três centenas de capítulos de livro e artigos nas áreas da sociologia da cultura, desigualdades sociais, cidade, juventude e educação.
Foi distinguido, em 29 de maio de 2014, com o galardão Chevalier des Palmes Académiques, atribuído pelo Governo francês.