Este evento já decorreu.

Eden X - Planetariamente com Outras Inteligências

Eden X - Planetariamente com Outras Inteligências

Filipe Pais, Maria Lúcia Correia, Margarida Mendes, Catarina Vasconcelos e Patrícia Vieira

Eden X - Planetariamente com Outras Inteligências

Filipe Pais, Maria Lúcia Correia, Margarida Mendes, Catarina Vasconcelos e Patrícia Vieira

Moderação: Eden X (Joana Pestana & Mariana Pestana)

Eden X 5.0 propõe uma assembleia aberta onde ativistas, artistas, investigadores, inteligências artificiais e o público se reúnem para pensar sobre as Salinas do Samouco, no estuário do Tejo — uma paisagem antropogénica e refúgio protegido para inúmeras espécies de aves. As salinas deixam de ser vistas como recurso ao serviço da ação humana e afirmam-se como um espaço de coexistência entre múltiplas formas de vida e inteligência.

Num momento em que a inteligência artificial se torna omnipresente, assistindo e orientando decisões quotidianas, é urgente problematizar a sua dependência extrativista, colonial e excludente, bem como as infraestruturas físicas que a sustentam e o seu impacto climático, em particular no sistema das águas. Ao integrar a Inteligência Artificial neste encontro, evidencia-se a sua presença e reflete-se sobre como pode, num planeta partilhado, estabelecer diálogos não apenas com seres humanos, mas com outras formas de inteligência e vida, desafiando-nos a imaginar outros modos de habitar e cuidar do planeta.

© Renato Cruz Santos.

29 OUT 2025
QUA 19:00

Garantir lugar
Pequeno Auditório
Entrada gratuita*
Duração 1h30

Em português

*mediante pré-inscrição disponível em culturgest.pt ou levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação da sala). As pré-inscrições não levantadas são disponibilizadas 15 min. antes do início da conferência

BIOGRAFIAS

Filipe Pais é professor-investigador e curador. O seu trabalho explora a forma como as artes e design contemporâneos questionam e representam as relações complexas entre tecnologia, jogo, comportamento humano e não-humano, materialidade digital, soberania algorítmica e ecologia.

Filipe é professor associado e co-diretor do laboratório de investigação "Centre for Non-Anthropocentric Play" na Noroff University College, na Noruega. É também investigador associado no grupo Reflective Interaction da École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, em Paris, e professor associado no London College of Communication, UAL, em Londres.


Algumas das exposições coletivas internacionais que Filipe organizou como curador e co-curador, em ligação com a sua investigação, incluem "Playmode" (Lisboa, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, 2019 - 2023), "From bits to Paper" (Estrasburgo, 2016) e "Re-enter Lisbon" (Lisboa, 2012).

 

O Natural Contract Lab (Maria Lúcia Correia) é uma prática artística transdisciplinar que tece uma relação sistémica contínua com corpos de água em profunda transformação ecológica. As intervenções artísticas do NCL são híbridas, adaptáveis e emergem em zonas liminares em relação a cada rio como diálogo, colaboração e sensação recíproca. Com a intenção de fabular novas formas de justiça multiespecífica, o NCL desenvolveu um Protocolo de Cuidado Recíproco contínuo, entrelaçando a transdisciplinaridade do seu grupo com justiça restaurativa, direitos dos rios, luto ecológico, cenografia sensorial, práticas rituais participativas e metodologias de caminhada. O NCL é um corpo de cuidado que o convida a juntar-se a eles para caminhadas, rituais de luto ecológico, narração coletiva de histórias, Ágoras, Escolas Guardiãs do Rio e outras ações que surgem em colaboração com o rio e seus parentes.

O Natural Contract Lab foi iniciado em 2021 por Maria Lucia Cruz Correia em cocriação contínua com um grupo transdisciplinar, incluindo o rio SZenne (aliado/professor), vinny jones (cenografia sensorial/dramaturgia), Brunilda Pali (justiça restaurativa), Lode Vranken (design/filosofia), Margarida Mendes (investigação/orientação sonora)
Website: www.naturalcontractlab.com

 

Margarida Mendes é Investigadora, artista, curadora e educadora, A sua práctica explora a mediação ecológica, com enfoque no cruzamento entre as artes visuais, cinema experimental, práticas sonoras e humanidades ambientais. Cria fóruns transdisciplinares, exposições e obras experimentais em que modos de educação alternativa e práticas de auscultação podem catalisar a imaginação política e ações restauradoras. Integrou na equipa curatorial da 11ª Gwangju Biennale, 4ª Istanbul Design Biennial, 11ª Liverpool Biennale, e 3ª Porto Design Biennale. Dirigiu diversas plataformas educacionais, como escuelita, uma escola informal do Centro de Arte Dos de Mayo - CA2M, Madrid; O espaço de projectos artísticos The Barber Shop em Lisboa dedicado à pesquisa transdisciplinar; e a plataforma de pesquisa ecológica Matter in Flux. Margarida é Doutorada em Filosofia pelo Centre for Research Architecture, Goldsmiths University of London e Professora Convidada no Mestrado de Geo-Design na Design Academy Eindhoven

 

Catarina Vasconcelos é realizadora e designer. O seu filme A Metamorfose dos Pássaros (2020) teve estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim. Realizou ainda as curtas-metragens Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso (2013), premiada como Melhor Curta-Metragem Internacional no festival parisiense Cinéma du Réel, e Nocturno para uma Floresta (2023) que teve estreia no festival de Locarno. É licenciada em Design pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, pós-graduada em Antropologia Visual pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e mestre em Comunicação Visual pelo Royal College of Art. É co-fundadora do estúdio de design ilhas studio. https://ilhastudio.com/

 

Patrícia Vieira é Investigadora Coordenadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. As suas áreas de investigação são Literatura e Cinema Ibéricos e Latino-Americanos, Estudos de Utopia e Humanidades Ambientais. O seu livro mais recente é o volume editado The Environment in Brazilian Culture: Literature, Cinema and the Arts (no prelo). Coordena o projeto ECO – Animais e Plantas em Produções Culturais sobre a Bacia Amazónica, financiado por uma bolsa do Conselho de Investigação Europeu (ERC) e co-coordena o projeto “Resilient Forest Cities in the Brazilian Amazon,” financiado pela Fundação Gerda Henkel. Para mais informações, consultar: http://www.patriciavieira.net/

 

Mariana Pestana trabalha como Professora Auxiliar no Instituto Superior Técnico onde está envolvida nos projectos de investigação Bauhaus of the Seas Sails e Tidal Arts, que através de projectos culturais, re-imaginam a relação das cidades com diversos ecossistemas aquáticos. Foi responsável pela curadoria da exposição Interespécies, em mostra no Centro de Arquitectura MAC-CCB (2025). Foi curadora geral da 5a Bienal de Design de Istanbul Empathy Revisited: designs for more than one (2020-21) que comissariou intervenções no espaço público, instalações, projetos de investigação e uma série de filmes sobre solidariedade interpessoal e interespécies. Trabalhou como curadora no Departamento de Arquitetura, Design e Digital no Victoria and Albert Museum. É-fundadora do estúdio interdisciplinar The Decorators, que concebe objetos, eventos e edifícios através de processos colaborativos que investigam noções de lugar, comunidade e comensalidade.

Apoio

Antena 1RTP

Apoio aos recursos de Acessibilidade

UE + EBA

Organização

Contemporânea

Direção artística

Celina Brás

Curadoria

Joana Pestana

Moderação

Joana Pestana & Mariana Pestana

Conversa e votação pública através da plataforma digital edenx.pt

Programação e Creative Coding de Eden X

Rafael Gonçalves

Eden X – Planetariamente com Outras Inteligências é parte integrante do projeto Hybrid, organizado pela Contemporânea.

Apoio

República Portuguesa, DGARTES

Um momento de deliberação será desempenhado pela plataforma digital Interspecies Assembly – ecossistema das Salinas do Samouco 
Projecto de mestrado em Engenharia Informática e de Computadores do IST concebido por Diogo Silva.

Partilhar Facebook / Twitter