Este evento já decorreu.

Cine-Concerto Fernando Mota

Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho
© Susana Paiva.

Nos dias 2 e 4 de Dezembro, o cinema de animação de autor chega à Culturgest, em parceria com o CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. A primeira sessão para toda a família, dia 2 de Dezembro, às 16:00, no Grande Auditório, é um momento de cruzamento artístico, dedicado às crianças, entre cinema de animação e música ao vivo, composto por duas partes: cine-concerto e projeção de filmes. Primeiro 12 FRAMES, de Fernando Mota, compositor, multi-instrumentalista e inventor de instrumentos musicais experimentais. Um cine-concerto sem cinema, onde são criados 12 momentos musicais a partir de 12 fotogramas de 12 filmes, explorando os ambientes ou as narrativas que essas imagens sugerem. Mais do que filmes musicados ao vivo, aqui as imagens são usadas como pontos de partida para a criação de músicas e espaços sonoras. Depois do concerto, são apresentados sete curtas-metragens de animação: Aazar (Aazar Shortfilm), All of Us (Ruth Beni, Daniel Greaves), I Wish... ( Victor L. Pinel), Look (Meinardas Valkevičius), Looney Foodz! (Alexandra Tagali), Star-Fallen (Alexandra Tagali)  e Parking Attendant (Dante Zaballa).

CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho é o mais antigo festival de cinema português e o terceiro festival de animação mais antigo do mundo. Realiza-se, anualmente, desde 1976. Desde 2004, a Culturgest apresenta uma seleção de filmes premiados em cada edição. Essa seleção é feita pela organização do Festival a partir dos concorrentes nacionais e internacionais.

02 DEZ 2018
DOM 16:00

Grande Auditório
Preço único 3€
Duração 60 min
M/6

Apoio

Antena 2

Organização

NASCENTE – Cooperativa de Ação Cultural e Câmara Municipal de Espinho

Composição e interpretação musical

Fernando Mota

Mais Sobre Cinanima

O CINANIMA é um festival de cinema de animação organizado pela NASCENTE Cooperativa de Acção Cultural, C.R.L. juntamente com a Câmara Municipal de Espinho, que, desde a sua primeira edição em 1976, tem desenvolvido uma atividade regular na divulgação desta forma cinematográfica e dos seus autores, naquele que é considerado um projeto precursor da descentralização cultural portuguesa, tendo-se conseguido afirmar como um evento de relevo internacional fora dos grandes centros de Lisboa e Porto.

Institucionalmente, este festival, organizado por uma associação sem fins lucrativos, é aprovado pela ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação e conta com o apoio do Ministério da Cultura / ICA I.P. – Instituto do Cinema e Audiovisual, Secretaria de Estado da Juventude /Instituto Português da Juventude e o patrocínio de várias entidades privadas, para além de parcerias estratégicas para efeitos de divulgação e promoção.

A oportunidade de apresentar um filme no CINANIMA significa para muitos profissionais uma das poucas possibilidades de poder mostrar ao público o fruto do seu trabalho e esforço, para além dos privilégios a que os premiados têm direito. Todos os vencedores de prémios no CINANIMA ficam automaticamente apurados para o concurso europeu de melhor filme de animação o “Cartoon D’Or”, organizado pela CARTOON – European Association of Animated Film. Por outro lado, o vencedor do Grande Prémio do CINANIMA fica apurado para o pré-concurso às nomeações para os Óscares da Academia de Hollywood. Ao longo destes mais de 40 anos de atividade, o CINANIMA contribuiu para a criação de novos públicos para este género, permitindo que o cinema animado pudesse ser reconhecido pelo grande público como um género nobre, afastando o habitual pré conceito redutor de que os desenhos animados são para crianças, e consagrando a animação como uma plataforma de comunicação artística multidisciplinar por excelência.

Para além de facilitar o contacto entre os profissionais do ramo e entre estes e o público, o CINANIMA tem um forte empenho na formação dos profissionais da área e do público em geral, vindo nos últimos anos a desenvolver um programa formativo em várias áreas de saber ligadas às artes visuais.

Aazar Shortfilm - Trailer
Aazar Shortfilm - Trailer
Look - Trailer
Look - Trailer
Partilhar Facebook / Twitter