Este evento já decorreu.

Seleção de Filmes Premiados

Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho
© Obon, de Andre Hörmann e Anna Bergman.
© Le jour extraordinaire, Joanna Lurie.
© The Call, Anca Damian.
© O Viajante, de João Gonzalez.
© Agouro, David Doutel e Vasco Sá.
© Le jardin perdu, Natalia Chernysheva.

CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho é o mais antigo festival de cinema português e o terceiro festival de animação mais antigo do mundo. Realiza-se, anualmente, desde 1976. Desde 2004, a Culturgest apresenta uma seleção de filmes premiados em cada edição. Essa seleção é feita pela organização do Festival a partir dos concorrentes nacionais e internacionais.

Nesta sessão são apresentados os nove premiados deste ano de um dos festivais de cinema de animação mais conceituados e antigos do mundo, que, entre 12 e 18 de Novembro, concentrou, em Espinho, alguns dos maiores nomes nacionais e internacionais do cinema de animação da atualidade, para premiar Obon, de Andre Hörmann e Anna Bergman, com o Grande Prémio de Competição Internacional, e galardoar 'ex-aequo', na Competição Nacional – Prémio António Gaio, os filmes de animação Agouro, de David Doutel e Vasco Sá, e 4 Estados da Matéria,de Miguel Pires de Matos.

O 42.º CINANIMA também distinguiu, como melhor obra por realizadores menores de 18 anos, o filme Harmos, realizado por um coletivo de crianças e jovens de Abrantes, sob orientação de Tânia Duarte e Ícaro Pintor, e premiou como melhor curta de um cineasta maior de idade a obra O Viajante, de João Gonzalez.

Desta sessão fazem ainda parte outros filmes premiados na edição de 2018: A Chamada/The Call, da romena Anca Damian, que arrecadou o Prémio Especial do Júri; Época Baixa/Off Season, da húngara Orsolya Láng, que ganhou o Prémio Gaston Roch para Melhor Filme de Estudantes; O Jardim Perdido/Le jardin perdu, da francesa Natalia Chernysheva, que alcançou o Prémio Alves Costa para Melhor Curta-Metragem até 5 minutos; e O Dia Extraordinário/Le jour extraordinaire, de Joanna Lurie (França), que conquistou o Prémio de Melhor Curta-Metragem entre os cinco e os 24 minutos.

04 DEZ 2018
TER 21:00

Grande Auditório
Preço único 3€
Duração 90 min
M/12

Com o apoio do Ministério Federal das Relações Externas e do Goethe-Institut Portugal

Antena 2

Organização

NASCENTE – Cooperativa de Ação Cultural e Câmara Municipal de Espinho

Mais Sobre Cinanima

O CINANIMA é um festival de cinema de animação organizado pela NASCENTE Cooperativa de Acção Cultural, C.R.L. juntamente com a Câmara Municipal de Espinho, que, desde a sua primeira edição em 1976, tem desenvolvido uma atividade regular na divulgação desta forma cinematográfica e dos seus autores, naquele que é considerado um projeto precursor da descentralização cultural portuguesa, tendo-se conseguido afirmar como um evento de relevo internacional fora dos grandes centros de Lisboa e Porto.

Institucionalmente, este festival, organizado por uma associação sem fins lucrativos, é aprovado pela ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação e conta com o apoio do Ministério da Cultura / ICA I.P. – Instituto do Cinema e Audiovisual, Secretaria de Estado da Juventude /Instituto Português da Juventude e o patrocínio de várias entidades privadas, para além de parcerias estratégicas para efeitos de divulgação e promoção.

A oportunidade de apresentar um filme no CINANIMA significa para muitos profissionais uma das poucas possibilidades de poder mostrar ao público o fruto do seu trabalho e esforço, para além dos privilégios a que os premiados têm direito. Todos os vencedores de prémios no CINANIMA ficam automaticamente apurados para o concurso europeu de melhor filme de animação o “Cartoon D’Or”, organizado pela CARTOON – European Association of Animated Film. Por outro lado, o vencedor do Grande Prémio do CINANIMA fica apurado para o pré-concurso às nomeações para os Óscares da Academia de Hollywood. Ao longo destes mais de 40 anos de atividade, o CINANIMA contribuiu para a criação de novos públicos para este género, permitindo que o cinema animado pudesse ser reconhecido pelo grande público como um género nobre, afastando o habitual pré conceito redutor de que os desenhos animados são para crianças, e consagrando a animação como uma plataforma de comunicação artística multidisciplinar por excelência.

Para além de facilitar o contacto entre os profissionais do ramo e entre estes e o público, o CINANIMA tem um forte empenho na formação dos profissionais da área e do público em geral, vindo nos últimos anos a desenvolver um programa formativo em várias áreas de saber ligadas às artes visuais.

Trailer Cinanima Seleção de Filmes Premiados
Trailer Cinanima Seleção de Filmes Premiados
Partilhar Facebook / Twitter