Gavin Bryars [adiado]

A MAN IN A ROOM, GAMBLING
© Lorenzo Palmieri.

CONCERTO ADIADO

Na sequência do encerramento da Culturgest (mais informações aqui), este concerto foi adiado para nova data a anunciar em breve.

 

No início da década de 90, Gavin Bryars foi desafiado pelo artista visual Juan Munoz a colaborar numa série de peças para rádio. A ideia de criar uma obra com um escultor para um meio sonoro espoletou estimulantes conversas sobre a invisibilidade do projeto e as potencialidades da imaginação dos ouvintes perante algo imaterial ligado a descrição de ações. Criaram dez peças de cinco minutos cada, em que descrevem manipulações de cartas de jogo, com Munoz a narrar excertos do livro The Expert at the Card Table – uma espécie de guia essencial para ilusionistas e vigaristas –, enquanto Bryars interpreta uma sinuosa banda sonora que abraça sensualmente as palavras, os silêncios e as instruções técnicas da voz do artista espanhol, criando, na sua descrição, um “espaço imaginário”.

Feita para encontrar na noite o seu público radiofónico intimista, A Man in a Room, Gambling acabaria por sair do éter para se tornar numa edição discográfica em 1997 e fazer um pequeníssimo punhado de concertos. Recebemos uma das suas raras interpretações integrais ao vivo, na mesma altura em que a peça sonora habita as nossas galerias durante A Exposição Invisível.

22 ABR 2020
QUA 21:00

Grande Auditório
15€ (descontos)
M/6

Neste dia, A Exposição Invisível está aberta das 20:00 às 24:00.

CONTRABAIXO

Gavin Bryars

QUARTETO LOPES-GRAÇA:

VIOLINO

Luís Pacheco Cunha

VIOLINO

Pedro Manuel Gonçalves Oliveira

VIOLA

Isabel Pimentel

VIOLONCELO

Catherine Strynckx

Performance de A Man in a Room, Gambling, com Gavin Bryars e Sentieri Selvaggi, HangarBicocca 15 junho 2015.
Performance de A Man in a Room, Gambling, com Gavin Bryars e Sentieri Selvaggi, HangarBicocca 15 junho 2015.
Partilhar Facebook / Twitter