Genoma Urbano: Cidades Como Organismos Vivos
Genoma Urbano: Cidades Como Organismos Vivos
As cidades estão a mudar de forma significativa, assim como as ciências que as estudam. Emergem contínuas transformações tecnológicas, económicas e socioculturais que reformulam a vida urbana. Por seu lado, temos vivido tempos de reorientação política e de crise quase permanente, que colocam em causa o próprio direito à cidade. Não obstante, parece claro que será através de novos entendimentos e na consequente transformação dos sistemas e metabolismos das cidades que se decidirá parte significativa das grandes questões contemporâneas.
Em três momentos, o ciclo O Genoma Urbano observa a cidade como um organismo vivo e pensante. Qual é, afinal, o seu material genético e que elementos definem a urbanidade e a vida urbana? Procurando interligar as ciências para as questões urbanas com campos aparentemente distantes, como a biotecnologia ou as neurociências, pensamos as possibilidades e necessidades de construção de futuros urbanos mais justos e mais sustentáveis.
O ciclo de conferência conta com a curadoria e moderação de João Seixas, geógrafo e economista, professor universitário e investigador na NOVA FCSH nas áreas das políticas de cidades e do desenvolvimento urbano e territorial, autor de diversos livros, foi consultor da Comissão Europeia e Pró-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa para as áreas de Inovação Social e Territorial.
4 FEV 19:00
Urbs: O Corpo da Cidade
Patrícia Melo, Salvador Rueda
Garantir lugar
Que corpo tem uma cidade? De que elementos se compõe, como evolui e se transforma? A forma como os espaços e sistemas urbanos se estruturam afeta a sociedade, a economia e os direitos de cada coletivo? Diante destes desafios, como podemos reorganizar as estruturas urbanas para tornar o dia a dia mais vivido e partilhado?
25 FEV 19:00
Civitas: Os Fluxos da Cidade
Fátima Vieira, Richard Sennett
Garantir lugar
A cidade é um forte conjunto de milhões de laços – laços frágeis, porque humanos. O que fortalece, ou por outro lado, o que enfraquece, os laços entre a população numa cidade? Que elementos e que condições permitem formar comunidades urbanas heterogéneas, dinâmicas e tolerantes, sobretudo, perante a atual crise do urbanismo e o desigual acesso à habitação e à própria cidade?
11 MAR 19:00
Polis: A Política da Cidade
Paola Viganò, João Ferrão
Garantir lugar
Que novos espaços públicos e veículos de representação, de ação social e de afirmação política para as cidades do futuro? Um debate com a arquiteta Paola Viganò e o geógrafo João Ferrão.
04 FEV 2026
QUA 19:00
25 FEV 2026
QUA 19:00
11 MAR 2026
QUA 19:00
Entrada gratuita
Duração 2h aprox.
Garantir lugar
4 FEV 19:00
Urbs: O Corpo da Cidade
Patrícia Melo, Salvador Rueda
Garantir lugar
25 FEV 19:00
Civitas: Os Fluxos da Cidade
Fátima Vieira, Richard Sennett
Garantir lugar
11 MAR 19:00
Polis: A Política da Cidade
Paola Viganò, João Ferrão
BIOGRAFIA
João Seixas é professor universitário e investigador na NOVA FCSH, Lisboa. Tem vasta experiência nacional e internacional no ensino, investigação e consultoria sobre cidades e metrópoles, políticas urbanas e desenvolvimento urbano e territorial. Doutorado em Geografia (Universitat Autónoma de Barcelona) e Mestre em Urban and Regional Planning Studies (London School of Economics). Foi Pró-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa para as áreas de Inovação Social e Territorial (2022–2025).
Foi comissário da Carta Estratégica de Lisboa, coordenador da reforma político-administrativa da capital portuguesa e curador da exposição Futuros de Lisboa. Tem sido consultor de várias instituições e projetos ligados a cidades e cultura urbana, nomeadamente para o programa URBACT da Comissão Europeia (2012–2017), Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 e Estratégias para a Cultura da Cidade de Lisboa.
Autor de vários livros sobre cidades e desenvolvimento urbano, entre eles Lisboa em Metamorfose (2021), Projeções de Lisboa – Utopias e estratégias para uma cidade em movimento perpétuo (2018), Em Todas as Ruas (2015), A Cidade na Encruzilhada (2013) e Governação Urbana no Sul da Europa (2012). Cofundador da Livraria Ler Devagar e da Óbidos Vila Literária.
Curadoria e moderação
João Seixas