Joana Gama

O Livro dos Sons
© Inês d'Orey | Mosteiro de Rendufe / DRCN.

Escrita entre 1979 e 1982, O Livro dos Sons (Das Buch der Klänge) é a obra-prima de Hans Otte (1926-2007) e um momento de rara luminosidade da criação artística do século XX. Quase quatro décadas desde a sua estreia, esta composição para piano solo continua escondida do grande público, como um tesouro que precisa de ser partilhado de mão em mão numa corrente de apreciação. A descoberta vai maravilhando novos públicos, abrindo portas para uma fruição que nos revela também muito das nossas próprias conquistas. O Livro dos Sons é, por isso, uma lição do tamanho da vida: na repetição desvenda um convite à introspeção, no minimalismo mostra a simplicidade das formas artísticas, na contenção entrega-nos à humildade, no som explica a minúcia dos detalhes, na riqueza das harmonias acompanha-nos num passeio pela Natureza. Numa época em que o mundo nos coloca obstáculos e muitas incertezas, esta obra ressoa inevitavelmente mais forte, tocando-nos de um modo singular e emotivo, demonstrando como as suas qualidades se expandem e se mostram no preciso instante em que precisamos delas.

Com esta magnífica obra, inicia-se um programa ambicioso dedicado a Hans Otte que se prolongará no tempo. A Culturgest associa-se a este arranque para, num futuro próximo, outras músicas, objetos artísticos e conversas colocarem o nome e as ideias deste compositor alemão nas páginas dos nossos diários.

No dia anterior, o Goethe Institut apresenta uma Palestra ao Piano sobre Hans Otte, onde a pianista falará sobre a vida e obra do compositor alemã,o interpretando igualmente alguns excertos ao piano.

A força, a importância e o impacto da música de Hans Otte serão ainda desdobradas numa série de peças a solo encomendadas a um grupo de músicos que fazem de Lisboa a sua casa. Norberto Lobo, Helena Espvall, Bruno Álvares, Violeta Azevedo, Pedro Melo Alves e Joana da Conceição pegaram n'O Livro dos Sons e adaptaram-no aos seus instrumentos e linguagens, mostrando quão longe pode fazer-nos viajar e sonhar uma obra-prima. A compilação deste tributo de seis peças-concerto a solo será exclusivamente mostrado em formato filme e exibido, unicamente, online.

09 OUT 2020
SEX 21:00

Comprar Bilhetes
Grande Auditório
14€ (descontos)
M/6

Com o apoio

Goethe

Piano

Joana Gama

Apoio

Goethe-Institut

Partilhar Facebook / Twitter