Ricardo Toscano

A Love Supreme
© Vera Marmelo.

Celebramos a obra-prima de 1965 de John Coltrane, A Love Supreme, poucos dias depois de termos recebido na nossa sala o espetáculo de Anne Teresa de Keersmaeker e Salva Sanchis a partir do mesmo álbum. Citamos e reinterpretamos as suas sagradas escrituras, colocando em prática todos os ensinamentos. Este é o seu verdadeiro poder: uma força invisível que nos obriga a voltar vezes sem conta à música, como se se revelasse a cada nova visita.

Convidámos Ricardo Toscano a regressar, também ele, a A Love Supreme, uma obra que o seu quarteto conhece bem, na teoria e na prática. Toscano traça um caminho para novas ideias e explorações, abrindo a sua congregação à admissão de novos membros, para voltarmo-nos a aproximar de uma das peças fundamentais do jazz, da música e da arte do século XX.

Para além da reconstrução de A Love Supreme em sala, em formato septeto, sob a batuta de Ricardo Toscano, é criado mais um punhado de reflexões sobre um dos cânones mais inspiradores do jazz do século XX. Para isso, Toscano regressa a cada um dos quatro temas para um diálogo mais íntimo, direto e emotivo entre o seu saxofone e as diferentes secções individuais do seu ensemble: piano, contrabaixo e percussão. O objetivo é oferecer uma ampliação da essência e vitalidade da obra de Coltrane, conduzindo-nos pela energia primordial de cada uma das quatro partes que compõem A Love Supreme. Estas quatro novas interpretações serão emitidas em vídeo unicamente nas plataformas online da Culturgest.

18 DEZ 2020
SEX 21:00

Comprar Bilhetes
Grande Auditório
14€ (descontos)
M/6

Parceria

Antena 2

SAXOFONE

Ricardo Toscano

Francisco Andrade

TROMPETE

João Almeida

PIANO

João Pedro Coelho

CONTRABAIXO

Romeu Tristão

BATERIA

João Lopes Pereira

Luís Candeias

A Love Supreme, John Coltrane
A Love Supreme, John Coltrane
Partilhar Facebook / Twitter