Escuta do Tempo Profundo

Escuta do Tempo Profundo

Margarida Mendes

Escuta do Tempo Profundo

Margarida Mendes

As Portas de Rodão foram um ponto de encontro para as primeiras comunidades paleolíticas, que há 250 mil anos começaram a percorrer o vale do Tejo. Atualmente, são ladeadas por terras desertificadas onde a monocultura do eucalipto absorve o ritmo dos locais, transformando ecossistemas ao mesmo tempo que se inverte o ciclo hidrológico, dado o controle industrial do fluxo do rio pelas suas barragens. Escuta do Tempo Profundo apresenta parte da investigação artística de Margarida Mendes sobre o contexto ecológico do Rio Tejo ao longo de vários anos. Acompanhando uma comunidade de ativistas que monitorizam o curso do rio Tejo, são narrados eventos em torno de Vila Velha de Rodão, considerada epicentro de crimes ambientais. Ao entrelaçar testemunhos de guardiões do rio com notas sobre a paisagem ribeirinha e práticas de escuta, Margarida Mendes amplia o nosso entendimento de luto ambiental e de um ecossistema em profunda transformação. 

Margarida Mendes é investigadora, artista, curadora e educadora. A sua prática explora a mediação ecológica, com enfoque no cruzamento entre as artes visuais, cinema experimental, práticas sonoras e humanidades ambientais.

© Margarida Mendes. Monumento Geológico das Portas de Rodão .

10 DEZ 2025
QUA 19:00

Garantir lugar
Pequeno Auditório
Entrada gratuita*
Duração 1h30

Em português

*mediante pré-inscrição disponível em culturgest.pt ou levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação da sala). As pré-inscrições não levantadas são disponibilizadas 15 min. antes do início da conferência

BIOGRAFIA

Margarida Mendes é investigadora, artista, curadora e educadora. A sua prática explora a mediação ecológica, com enfoque no cruzamento entre as artes visuais, cinema experimental, práticas sonoras e humanidades ambientais. Cria fóruns transdisciplinares, exposições e obras experimentais em que modos de educação alternativa e práticas de auscultação podem catalisar a imaginação política e ações restauradoras. Integrou na equipa curatorial da 11ª Gwangju Biennale, 4ª Istanbul Design Biennial, 11ª Liverpool Biennale, e 3ª Porto Design Biennale. Dirigiu diversas plataformas educacionais, como escuelita, uma escola informal do Centro de Arte Dos de Mayo - CA2M, Madrid; O espaço de projectos artísticos The Barber Shop em Lisboa dedicado à pesquisa transdisciplinar; e a plataforma de pesquisa ecológica Matter in Flux. Margarida é Doutorada em Filosofia pelo Centre for Research Architecture, Goldsmiths University of London e Professora Convidada no Mestrado de Geo-Design na Design Academy Eindhoven.

Apoio

Antena 1RTP

Apoio aos recursos de Acessibilidade

UE + EBA

Pesquisa

Natural Contract Lab

Consultoria

ProTejo - Movimento de cidadania em defesa do Tejo

Partilhar Facebook / Twitter