Escuta do Tempo Profundo
Escuta do Tempo Profundo
As Portas de Rodão foram um ponto de encontro para as primeiras comunidades paleolíticas, que há 250 mil anos começaram a percorrer o vale do Tejo. Atualmente, são ladeadas por terras desertificadas onde a monocultura do eucalipto absorve o ritmo dos locais, transformando ecossistemas ao mesmo tempo que se inverte o ciclo hidrológico, dado o controle industrial do fluxo do rio pelas suas barragens. Escuta do Tempo Profundo apresenta parte da investigação artística de Margarida Mendes sobre o contexto ecológico do Rio Tejo ao longo de vários anos. Acompanhando uma comunidade de ativistas que monitorizam o curso do rio Tejo, são narrados eventos em torno de Vila Velha de Rodão, considerada epicentro de crimes ambientais. Ao entrelaçar testemunhos de guardiões do rio com notas sobre a paisagem ribeirinha e práticas de escuta, Margarida Mendes amplia o nosso entendimento de luto ambiental e de um ecossistema em profunda transformação.
Margarida Mendes é investigadora, artista, curadora e educadora. A sua prática explora a mediação ecológica, com enfoque no cruzamento entre as artes visuais, cinema experimental, práticas sonoras e humanidades ambientais.
10 DEZ 2025
QUA 19:00
Entrada gratuita*
Duração 1h30
Em português
*mediante pré-inscrição disponível em culturgest.pt ou levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação da sala). As pré-inscrições não levantadas são disponibilizadas 15 min. antes do início da conferência
Pesquisa
Natural Contract Lab
Consultoria
ProTejo - Movimento de cidadania em defesa do Tejo